A força não está na ARTech senão na comunidade GeneXus

Nicolás Jodal, vice-presidente da ARTech, analizou as tendências da indústria e o que ARTech está fazendo em função destas tendências, em sua conferência sobre o futuro de GeneXus durante o XIII Encontro Internacional GeneXus.

Os concorrentes que estão fora da comunidade GeneXus não podem construir sistemas complexos que por sua vez estejam em tecnologia de ponta. Temos uma oportunidade única se conseguimos fazer essas duas coisas ao mesmo tempo, afirmou Nicolás Jodal, vice-presidente de ARTech. O que importa é que estejam ambas coisas ao mesmo tempo, não basta ter uma aplicação grande com tecnologia desatualizada, ou uma aplicação com tecnologia de ponta que é pequena desde o ponto de vista funcional. No que podemos (ARTech) colaborar, é na tecnologia, afirmou.

Recordando as tendências da indústria

No que diz respeito ->s tendências da indústria, Jodal destacou o desenvolvimento de aplicações baseadas na Web -?e me refiro ao back office, porque acredito que o back office também tem que estar baseado na Web? -; a morte da arquitetura cliente/servidor que deixa em predomínio a arquitetura de três camadas; o aparecimento de múltiplos dispositivos com Tablet PC e telefones celulares; a bipolaridade no que diz respeito ->s plataformas de execução (Microsoft.NET e Java) e o uso  de Web Services.

Em relação com a evolução que tem demonstrado o uso de Web Services, Jodal constatou duas tendências diferentes. Uma aponta -> publicação de grandes Web Sites como Web Services em si mesmos - caso de eBay, Google e Amazon- e a outra ao uso de Web Services como mecanismo de integração intra-empresa.  Por outro lado, ainda não vimos o aparecimento de empresas dedicadas -> venda de Web Services, assinalou.

Com respeito -> bipolaridade em plataformas de execução, o vice-presidente de ARTech afirmou que ?nenhuma delas será netamente dominadora sobre a outra, acho que vão desaparecer as tecnologias que não estão dentro delas?.

?Quero ser direto, no mundo GeneXus isto quer dizer que aqueles que têm aplicações em caracteres, aplicações em Visual Fox Pro ou em Visual Basic têm que começar a pensar em migrar suas aplicações a .NET ou Java?, afirmou.

Para que a comunidade GeneXus possa adotar estas tendências, Jodal apresentou as novidades que inclui a próxima versão a ser liberada GeneXus 8.0 (versão Olimar).

Para facilitar o desenvolvimento de aplicações Web e integrar as funcionalidades com um desenho gráfico sofisticado, foi criado um novo tipo de objeto (Tema) com uma ferramenta paralela, o editor de Temas, que pode ser utilizada pelo desenhista gráfico que resolve o look&feel da aplicação sem que seja um problema do programador.
Além disso, GeneXus 8.0 inclui facilidades para a migração de Win a Web, como por exemplo em ?trabalhar com?, e as validações campo a campo no gerador Java e GeneXus.NET.
?Quando falo de que as aplicações devem ser Web, não digo que penso que devam desaparecer os Winforms?, esclareceu Jodal. ?Acho que tudo o que necessite uma alta interação, ou que requera uma interação muito sofisticada com o usuário deve permanecer como Winforms e estamos liberando o gerador . NET Winform em três camadas?.

Por outro lado, nesta versão se tem trabalhado no core de GeneXus. ?Potenciamos o uso de subtipos e isto o relacionamos com uma das características únicas de GeneXus: a reorganização da base de dados. Como prevemos que os subtipos serão usados cada vez mais onde não haviam subtipos, então temos reorganizações bastante sofisticadas: quando se criam subtipos os dados também são tomados na reorganização?, explicou.
Estamos nos movendo em direção a um mundo onde as mensagens tomam maior importância, ao mesmo tempo em que se tornam mais complexas, e é necessário defini-las de forma centralizada.

Por isso, esta versão de GeneXus inclui várias novidades no que se refere a estrutura de dados: novos tipos de dados (BLOB), enumerações, numeração automática realizada por todos os DBMS que suporta GeneXus. Além disso, para facilitar a definição de Web Services em GeneXus se inclui em GeneXus 8.0 um editor de WSDL (WSDL Inspector).
Esta versão de GeneXus também inclui o novo Gerador Pocket PC e já temos clientes que em versão beta têm sistemas em produção, ressaltou Jodal.

Outros produtos de ARTech
O vice-presidente de ARTech também comentou os planos em relação com outros produtos de ARTech, como GeneXus QUERY que agora -além da interfase de Excel- conta com uma  interfase Web para fazer consultas -> base de dados. Queremos que a base de dados feita com GeneXus seja utilizada por bases de dados alheias, e que a saída dos dados seja não só por Excel senão através de XML, afirmou Jodal. ?Futuramente, queremos ter o QUERY como outro componente dentro de uma aplicação GeneXus, e assim eliminar programação. Quer dizer, incluir um query feito com GX dentro de um WebPanel para que muitas consultas realizadas pelos usuários estejam integradas na aplicação GeneXus, mas definidas externamente?.
Com relação a GXPortal, a ferramenta para fabricar portais, destacou que ?é imperioso que as lojas de software GeneXus tenham um portal? e por esta razão esta ferramenta foi brindada de forma gratuita aos membros da GXAlliance. Além disso, dentro da tendência de migração -> Web assinalou a virtude de GXPortal como marco (framework) adequado para a integração de aplicações backoffice.

GXFlow economiza programação procedural, dá muito mais dinamismo e vai ser usado cada vez mais, garantiu Jodal. ?Ajuda a não ter que definir tantas coisas e a deixar mais explícito o processo de negócios que está seguindo a empresa?, afirmou.

Quando ARTech participou no programa de Early Adoption de Microsoft .NET ?vimos que havia uma oportunidade para usar a tecnologia de GeneXus, que não tinha tido a proposta de valor de GeneXus -ser multiplataforma- e fizemos DeKlarit: full and only Microsoft, só para os programadores de VisualStudio?, explicou Jodal.
DeKlarit, diferentemente de GeneXus, não gera 100% do código e sim gera -numa arquitetura de três camadas- o Business framework (a parte do servidor). O mercado de GeneXus e DeKlarit são dois mercados separados, já que os usuários de GeneXus verão que com DeKlarit têm que programar muito. ?É um produto que lançamos com VisualStudio e que está sendo provado em 135 países diferentes?.

O futuro de GeneXus: a versão Rocha
Para o futuro desenvolvimento de GeneXus se prevê ?passar de uma arquitetura de três camadas físicas -que temos hoje- para que o analista GeneXus, quando desenhe também o faça de uma forma lógica, e para isto vamos fazer uma mudança na linguagem procedural que vai ser um 100% orientado aos objetos?, anunciou o vice-presidente de ARTech. Desta forma se poderá construir mais facilmente o business framework.

Além disso, o ambiente de desenvolvimento da futura versão GeneXus estará re-escrito em linguagem C# o que nos permitirá uma velocidade incrível com relação a C++. Também se prevê incluir dentro do ambiente de GeneXus o diagrama de Workflow e o QUERY.
O vice-presidente de ARTech também se referiu -> intensão de, futuramente, facilitar o desenvolvimento -> distância de várias pessoas que trabalham sobre uma mesma base de conhecimentos;  tornar possível a definição de uma aplicação GeneXus em qualquer idioma, assim como incluir técnicas de cache na aplicação GeneXus para melhorar a performance.

Ao concluir a conferência, o vice-presidente de ARTech destacou que existe uma oportunidade notável para a comunidade GeneXus como sistema. ?Nossa força está no grupo e não como uma empresa individual. Não está em ARTech e sim em toda a comunidade que usa GeneXus. Estar mais conectados nos dá mais valor e temos que aumentar a capacidade de fazer alianças entre nós mesmos. Meu sonho é que a comunidade GeneXus seja líder em aplicações em nível mundial?, resaltou.

Material da conferência: http://www.gxtechnical.com/main/hdcenter.aspx?2,5,36,941

Oracle: GeneXus é uma tecnologia de avançada e única
GeneXus Application Worldwide