ARTech dobra a aposta ao compromisso de GeneXus

GeneXus Yi foi a protagonista durante o primeiro dia do IX Encontro da GXalliance. Gustavo Carriquiry, gerente de operações da ARTech responde e apresenta a nova versão GeneXus.

O que oferece ARTech com esta nova versão de GeneXus?
Nosso compromisso com os nossos clientes é oferecer-lhes alta produtividade no desenvolvimento, a potência e a capacidade para criar aplicações grandes e de missão crítica para as plataformas líderes no mercado, em base a um mesmo desenho, assim como ajudá-los a enfrentar a inevitável obsolescência das plataformas dede desenvolvimento e de produção evitando altos custos de migração  e garantindo o futuro das aplicações. Com GeneXus Yi a ARTech está dobrando a aposta no compromisso de GeneXus em cada um desses aspectos.

Este compromisso, atualmente,  é promulgado por muitas empresas de tecnologia.O que torna a ARTech diferente? Se muitas empresas prometem coisas similares, a diferença é que ditas empresas têm que girar 180 graus para atingi-lo, porque enquanto continuem enfocadas em: o conhecimento da linguagem e da codificação estão muito longe de consegui-lo. No entanto, a ARTech se enfoca em o conhecimento do negócio, um paradigma que GeneXus torna realidade e que nos permite cumprir este compromisso com nossos clientes há mais de 10 anos.

Como aumenta esta versão de alta produtividade de GeneXus?
GeneXus Yi inclui três novas características que aumentam ainda mais a produtividade de GeneXus Patterns, Business componentes, Master Page.

Os Patterns permitem, partindo de um ou vários objetos GeneXus e um padrão definido, gerar um conjunto de objetos GeneXus que resolvam um caso específico ou um problema funcional mais complexo.  A ARTech fornece um conjunto de Patterns y a ferramenta, inclusive os próprios desenvolvedores podem definir seus padrões em base a características de sua aplicação, empresa ou outros fatores. Quer dizer que o que hoje já conhecemos do GeneXus e como funciona, acrescentamos uma capa que possibilita aumentar exponencialmente a produtividades.

Os Bussiness Components permitem re-utilizar o conhecimento armazenado em uma transação sem precisar repeti-lo em outros objetos GeneXus, com o conseguinte lucro de produtividade e integridade.

As Master Pages são templates que evitam que tenha que se estabelecer qual webcomponents usa cada Webpanel, pelo que diminuem o esforço de desenvolvimento. Além disso, outorga maior flexibilidade na hora de modificar a aplicação porque para acrescentar um componente a todo o site Web basta acrescentá-lo na Master Page.

Como esta versão Yi potencia a capacidade de GeneXus para criar aplicações grandes e de missão crítica?
Ao oferecer mais potência com novas funcionalidades- Web Client- Side- Validation, Automatic Translation, Export compares e mantendo, ao mesmo tempo, o foco no conhecimento.

Web Client-Side Validation. A interface WEB tem sido criticada por sua rigidez inerente ao diálogo de tela completa em comparação como o diálogo Campo a Campo como na interface GUI. O uso de JavaScripts (JS) no navegador é uma solução técnica para este problema, mas implica num custo alto de desenvolvimento, de manutenção complexa e conseqüentemente é pouco usado em aplicações de porte. No entanto, o uso de JS não é um problema para nós porque GeneXus representa o conhecimento em uma base de conhecimento. GeneXus gera os JS necessários para fazer as validações no cliente sem ir ao servidor e dota de aplicações com muito melhor nível de diálogo a Zero custo de desenvolvimento e de manutenção.

Automatic Translation. As aplicações multi-idioma tem sido e são cada vez mais uma necessidade de mercado. Não tê-las conspira contra o negócio. Se uma empresa quer publicar seu site na Internet, dito site deverá figurar em mais de um idioma, se for uma multinacional certamente precisará que as aplicações estejam em vários idiomas, se for uma softwarehouse não ter a solução em determinado idioma significa sacrificar o mercado. O problema aqui é que desenvolver e manter uma aplicação multi-idioma é complicado e mais caro que fazê-la para um idioma só. Com esta funcionalidade conseguimos que a tradução de uma aplicação GeneXus, assim como ter uma versão por idioma ou uma versão multi-idioma seja tão simples como traduzi-los literalmente. Não se requer esforço de programação para fazê-lo.

Export comparer. Nosso negócio é manusear o conhecimento, dentro desse esquema temos desenvolvido esta ferramenta que permite uma melhor administração e controle do conhecimento entre equipes de desenvolvimento, sobretudo quando são grandes.

Quais são as novidades que GeneXus Yi incorpora com respeito ao desenvolvimento multiplataforma que permite GeneXus?
Faz tempo que o mundo das plataformas é bi-polar e mais tempo ainda que a ARTech vem trabalhando em ambos pólos. Neste sentido, na versão  YI temos investido especialmente em melhorias para os geradores .NET e Java (J2EE). Não só aplicam todos os aspectos antes mencionados senão que, além disso, vimos trabalhando em características específicas de cada gerador.

O gerador .NET da versão  YI melhora o acesso aos dados (ADO.NET), a performance das aplicações e a integração com a arquitetura .NET.

O gerador Java aprofunda o suporte de J2EE, já que, se bem sempre suportamos alguns standard ali definidos, nesta versão incluímos o suporte de EJB e JTA, entre outros.

E quais são as vantagens que acrescenta GeneXus Yi para ajudar os clientes a enfrentar a obsolescência das plataformas de desenvolvimento e de produção sem altos custos de migração?

Para enfrentar a obsolescência tecnológica e preservar o investimento feito em desenvolvimento das aplicações, é necessário melhorar constantemente as plataformas vigentes e fornecer o suporte para as novas plataformas que se tenham posicionado ou comecem a fazê-lo no mercado. GeneXus Yi incorpora o suporte de MySQL, uma base de dados que começou a liderar as bases de dados de livre distribuição.

Por outra parte é indiscutível a necessidade, utilidade e crescimento no mercado móvel (Mobility), por isso estamos incluindo nesta versão um gerador .NET Mobile que gera aplicaçaque podem ser executadas em uma grande variedade de dispositivos (Pocket PC e Smartphones, entre outros).

Ano novo, vida nova para GXOpen
GeneXus Yi: um entorno muito mais produtivo
Foi liberada a beta 3 do GeneXus Yi
O mundo das aplicações hoje e amanhã
Site Lenny Kravitz com GXportal
Generador .NET Mobile
GeneXus incorpora AJAX: Mais potência e usabilidade
Obtenha a versão de teste de GeneXus 9.0!