evolution 2

Bem-vindo 2011! Iniciamos uma nova década com o GeneXus X Evolutions 2

Na última década a evolução tecnológica foi vertiginosa e o GeneXus também evoluiu a passos largos junto a sua Comunidade global. Na nota abaixo, repassamos alguns dos marcos mais importantes do início do século XXI para entrar na presente era dos smart devices.
2010 passou! Também terminou a primeira década do Século XXI. A humanidade conquistou progressos em muitos campos. A medicina e a pesquisa científica nos permitiram a conclusão do projeto do genoma humano, avanços na engenharia de tecidos e células-tronco e impulsos na bioengenharia e na tecnologia ambiental.

No cenário tecnológico, nada se compara à chegada da banda-larga e dos smartphones. As ferramentas de busca da Internet mudaram radicalmente a forma de acesso ao conhecimento e a Web 2.0 transformou a maneira de produzi-lo por meio da colaboração. As redes sociais experimentaram um crescimento explosivo, tornando-se a principal fonte de informações e meio de comunicação.

Desse modo, entramos em 2011 com mais de 70 % dos habitantes de todo o mundo utilizando dispositivos móveis. O tráfego das comunicações sem fio se duplica a cada ano e as vendas dos chamados aparelhos celulares inteligentes aumentam quase 90% ao ano, afirma.

E a previsão é que até 2015 haverá um dispositivo móvel per capita no mundo, conforme estudoda Cisco Systems.

A evolução da Comunidade GeneXus em dez anos

No ano 2000, a Comunidade GeneXus celebrava seu XI Encontro Internacional de Usuários GeneXus, e Breogán Gonda considerou esse o “Ano da Internet”. Ele disse a respeito: “Muitos pensavam em aplicativos de Internet como algo totalmente diferente, isolado. Porém, a realidade é que quase todas as empresas precisam de sistemas que tenham componentes na Internet, mas integrados com seus sistemas gerais. Na Artech, seguimos o mercado e desenvolvemos tecnologia constantemente. Atualmente, estamos nos últimos testes da nova versão do GeneXus que contém, entre outros elementos bastante importantes, os Web Objects que representam a combinação do melhor de dois mundos: o mundo gráfico, com um editor de grandes possibilidades, no qual podemos introduzir elementos gráficos sofisticados desenvolvidos com os produtos líderes na área, e a inteligência para acessar o banco de dados do GeneXus”.

Alejandro Panizza apresentou um futuro de possibilidades em aplicativos móveis com o GeneXus.

No ano 2000, já eram contabilizados 20 milhões de sites na Rede e a tecnologia MP3 começava a se massificar, além do surgimento de novas telas em LCD. A equipe de desenvolvimento do GeneXus, consciente da importância fundamental da Internet, lançou GeneXus 7.0 Multiple layers programming y GeneXus Web Start.

Até o ano 2001, Artech – que havia lançado recentemente sua versão GeneXus para a plataforma Microsoft .NET- apresenta 18 aplicativos desenvolvimentos para esta plataforma. Neste cenário, a Comunidade GeneXus demonstrava estar na vanguarda dos aplicativos de negócios desenvolvidos com o .NET.

A indústria do software avançou definitivamente e, com ela, a Comunidade GeneXus que se expandiu mundialmente, o que se materializou com a abertura das filiais da Artech nos Estados Unidos, Brasil, Japão e México, bem como nas distribuidoras que surgiram em todo o planeta.

Para os anos de 2004 e 2005, enquanto a Comunidade continuava a crescer, surgiram no mundo tecnológico o Mozilla Firefox, FaceBook, Flickr, Gmail, Digg, e o Youtube e nascia o termo Web 2.0.

No início do século XXI, a tecnologia GeneXus chegou a ser sustentada por três gerações de desenvolvedores e evoluiu até a versão GeneXus X.

O nicho dos aplicativos desenvolvidos no novo espaço de Cloud Computing fez a diferença até o final da década. Abria-se como um novo panorama, que a Comunidade não deixou escapar, pensando em novos modelos de negócios e se concentrando em software como serviço. A Comunidade GeneXus já sentia que migrar para a Web era o presente e o futuro, e para demonstrar isso, contava com o GeneXus X Evolution e o GXserver.

Ainda mais rapidamente, enquanto os dispositivos móveis se consolidavam e massificavam, a Comunidade entendeu que uma nova revolução havia se instalado definitivamente, a era dos smart devices. Foi assim que no XX Encontro GeneXus, além da comemoração dos vinte anos de Comunidade, foram apresentados os primeiros aplicativos para aparelhos inteligentes desenvolvidos com o GeneXus X Evolution 2.

Uma nova década se inicia repleta de desafios e oportunidades. A Comunidade GeneXus está preparada e continuará a semear e colher o sucesso na vanguarda da inovação. Bem-vindo 2011! E bem-vinda a era dos smart-devices!

Foi liberada a GeneXus X Evolution 2 Beta 1!
My first Android application ou, para dizer melhor, começando com o GeneXus Evolution 2 :: Por Gabriel Icasuriaga
Android, iOS e Blackberry já são suportados por GeneXus X Evolution 2 Beta 1
Night Builds da versão Beta 1 do GeneXus X Evolution 2
Copa América 2011, benefícios comerciais e controle de finanças pessoais. O que há em comum entre tudo isso?
Usabilidade + Desenho + Smart Devices = GeneXus ev2!
Eliminatórias Sul-Americanas: acompanhe-as em seu iPhone, iPod e iPad