BHVSGI sob modalidade ASP

O modelo ASP que lançou a empresa uruguaia BHV em setembro de 2002 , já é utilizado por oito de seus clientes.

O esquema proposto implica a compra da licença do sistema de gestão e BHV, através de seus serviços de Datacenter, cria uma Red Privada Virtual (VNP sigla em inglês) para acessar mediante uma linha direta o sistema que corre 100% nos servidores de BHV. Além disso, é possível que um usuário autenticado por SSL acesse os dados de sua empresa desde qualquer parte do mundo.

"Isto tem possibilitado aos clientes uma importante economia nos custos: a primeira implementação que fizemos neste esquema implicou uma economia de U$S 30.000 para o cliente", afirmou Aldo Villagra, da BHV.
A empresa conta com servidores de aplicações replicados com Windows 2000 Server; servidor de base de dados replicado com DB2 Common Server em Linux; e utiliza conexões de linhas diretas. "Geramos um acordo com Antel Data, pelo qual cada cliente que contrate uma linha para nossa VNP e utilize o sistema na modalidade ASP, Antel Data o bonifica com uma % de desconto da linha. Por tanto a conexão é feita por linhas diretas e não por Internet", explicou Villagra.

O principal desafio para implementar esta modalidade de comercialização é quebrar a barreira psicológica e a falsa sensação de segurança e controle por ter tudo dentro da empresa, assinala Villagra. Quando as pessoas vêem os servidores perto de seus escritórios têm uma falsa sensação de segurança, acrescentou e citou o estudo realizado por Sniadover & Associados -empresa dedicada -> segurança informática (www.sniadover.s5.com) segundo o qual 70% dos problemas na segurança dos dados surgem dentro da própria empresa, e os 30% restantes se devem a fatores externos.

O sistema de gestão de BHV em Vinibel