canon

Caso de sucesso: A Canon

Entrevista com Hugo Ávila Del Moral, gerente de tecnologias da informação da Canon México, quem compartilha com a Comunidade a experiência da implementação.
A Canon México está dedicada à importação e comercialização dos produtos da marca Canon tais como câmeras digitais, vídeos, impressoras multifuncionais, calculadoras e copiadoras pessoais. Conta com uma extensa linha de produtos e soluções digitais que permitem, tanto ao usuário final quanto às empresas, capturar, armazenar e distribuir informações e imagens.

Em vista da magnitude do volume de suas vendas e distribuição em todo México –que não parou que crescer desde o início de suas operações no país, em 1978- a empresa precisava agilizar o fluxo das informações das áreas de Planejamento de Vendas para a área de Compras, Importação, Logística e Finanças, e compartilhar assim de maneira eficiente todo o fluxo de informações para a cadeia de fornecimento, utilizando para isso tecnologia escalável.

Um moderno ERP baseado em GeneXus para incrementar a eficácia da comunicação entre as diferentes áreas envolvidas foi a solução que a Canon México encontrou. O novo ERP para o Planejamento de Compras das duas divisões: ISG (Imaging Systems Group) e CIG (Consumer Imaging Group) integrou-se 100% com os sistemas atuais de forma transparente.

Hugo Ávila Del Moral, gerente de tecnologias da informação da Canon México, compartilha com a Comunidade a experiência da implementação.

-Como resolveu a implementação do novo ERP?

-Criou-se um grupo de trabalho com o propósito de desenvolver e implementar uma solução automatizada que integrasse toda a informação do planejamento de vendas até o faturamento a clientes, com o objetivo primeiro de fazer mais eficientes os processos de planejamento de compras e importação e, assim, obter uma considerável redução na rotação de inventários e ao mesmo tempo acelerar o processo de importação e logística a menores custos.

-Por que se optou pelo GeneXus para o desenvolvimento?

-Apesar de ter analisado algumas soluções tanto internas (crescimento dos módulos do ERP) quanto externas, com soluções a desenvolver em bases de dados muito conhecidas no mercado, finalmente optou-se pelo GeneXus ao analisar pontos fundamentais como: o valor custo benefício do licenciamento, a flexibilidade e escalabilidade, a tecnologia web e compatibilidade, assim como também as possibilidades de desenvolvimento simples mas completo para nossas necessidades.

Outras vantagens que observamos foi a simplicidade de instalação e configuração da tecnologia GeneXus, bem como o fato de que é rápido de se programar, além da possibilidade de fazer os testes necessários para cada seção sem ter que esperar a terminar todo o módulo.

A integração foi outro ponto notável. É muito simples de se integrar com outras plataformas, como em nosso caso, para fazer interface com um IBM iSeries.

-Como funciona o novo ERP?
-A solução está ainda em uma etapa muito precoce de lançamento, mas podemos ver a satisfação e o entusiasmo das áreas envolvidas. O pessoal agora vê que o trabalho de análise, desenvolvimento, testes e entrada em funcionamento preenche suas expectativas para fazer de sua operação diária uma forma de trabalho eficiente e muito produtiva.

GeneXus captura as visões
-Quais desafios enfrentou durante este desenvolvimento e durante a implementação?
As particularidades de cada grupo de trabalho foi o maior dos desafios. Deparamos com que ambas as áreas (ISG e CIG), apesar de compartilhar um grande parecido em suas operações, têm particularidades muito claras de negócio, por isso o desafio foi a integração destas particularidades em um módulo único que resolvesse cada requisito dos usuários, tais como as fórmulas de cálculos de rotação de inventários, integração de múltiplos modelos de equipes, acessórios, consumíveis, etc. GeneXus tem a capacidade de captar essas visões, desenvolver rotinas para cálculos múltiplos e integrá-los no módulo general do sistema.
-O que você tem para salientar da experiência de usuário?
-A interface web permite navegar na solução de maneira muito rápida e intuitiva, por isso os usuários diminuem o tempo de sua curva de aprendizagem e ao mesmo tempo se integram nos grupos de análise de sistemas, aportando seus conhecimentos, experiência e novas ideias para fazer o sistema mais eficiente e amigável.
-Foram alcançados os objetivos de realizar uma considerável redução na rotação de inventários e ao mesmo tempo acelerar o processo de importação e logística a menores custos?
Foram sim. Em princípio houve economia em tempo de desenvolvimento de sistemas, mais de cinco aplicações em seis meses. Com certeza, diminuiu o tempo em análise de planejamento de compras porque se compartilha a informação entre áreas tanto operativas quanto de planejamento, em tempo real. O qual diminui significativamente a rotação de inventários.
Desenvolvimento Web no México com o GeneXus: maximizar o tempo da jornada de trabalho
México: assinatura de acordo acadêmico entre o ITCH e GeneXus
México:: Caso de Sucesso:: proteção ambiental no SEMARNAT com o GeneXus Evolution