CHB Informática

A utilização da ferramenta GeneXus na CHB Informática do Brasil permitiu o desenvolvimento acelerado de 25 sistemas voltados para a indústria de calçados e de produção de açúcar e álcool.

A CHB Informática foi fundada em 1986, localizada na cidade de Franca-SP, e sua atuação é exclusiva no desenvolvimento de ERPS voltados para os setores industriais de calçado e estabelecimentos industriais de açúcar e álcool. A empresa tem atualmente 40 funcionários e aproximadamente 200 clientes nos Estados de São Paulo, Ceará e Mato Grosso do Sul. Os produtos desenvolvidos pela CHB formam um total de 25 módulos que vão desde recursos humanos, contabilidade e faturamento, até as áreas industriais e agrícolas.

Ao optar pela utilização de GeneXus e GXplorer, a CHB Informática ganhou agilidade no desenvolvimento do seu ERP formado por 25 módulos. "Em somente três anos desenvolvemos os sistemas. Quando optamos por GeneXus, na realidade criamos uma associação com a ARTech, na qual eles mantêm o enfoque na atualização tecnológica e nós nos dedicamos exclusivamente ao nosso negócio, com total segurança de que qualquer necessidade tecnológica seria rapidamente adaptada pela ferramenta", avalia Mário Arias Martinez, Sócio Diretor da CHB.

Os sistemas desenvolvidos pela empresa cobrem as áreas de recursos humanos (folha de pagamento, ponto eletrônico, PPP, PCMSO, recrutamento e folha rural), administrativos (contabilidade, livros fiscais, financeiro, contas correntes, faturamento, vendas, compras e estoque), produção (PCP, gerência de vendas externas, manutenção industrial e controle de frotas), agrícola (custo agrícola, balança, laboratório industrial, laboratório de sacarose, controle de fretes e serviços e contratos agrícolas), BI (Business Intelligence) e WEB.

Desde a sua fundação a CHB trabalhou em Cobol, mas devido -> necessidade de utilizar diferentes bases de dados e plataformas existentes no mercado, novas tecnologias gráficas, além de BI e WEB, foi obrigada a modificar a ferramenta de desenvolvimento e utilizar Delphi. "Nesta época encontramos várias dificuldades de portabilidade, estandarização e capacitação de profissionais. Foi então que analisamos GeneXus e identificamos nesta ferramenta a solução para todos estes problemas", afirma Carlos Henrique de Barros, Sócio Diretor da empresa. "Como nossa empresa tem como enfoque o desenvolvimento de aplicações voltadas para o negócio dos nossos clientes, nossa maior necessidade de investigação se dirige aos processos operativos de nossos segmentos, desta forma entendemos que não deveríamos nos desviar deste enfoque, preocupando-nos constantemente por novas tecnologias e mudanças de linguagens", completa Martinez.

Atualmente, a CHB estima que aproximadamente 2.000 usuários se beneficiam com os sistemas criados para seus, aproximadamente, 200 clientes. "No nosso caso o resultado é muito significativo. Temos segurança em afirmar que se nossa opção não tivesse sido por GeneXus, seria impossível desenvolver nossos sistemas no prazo e com os custos com que o fizemos. Hoje encontramos também uma grande facilidade no controle e na manutenção dos nossos aplicativos, coisa que era muito complexa nas tecnologias anteriores", diz Barros.

Referências

CHB Informática: www.chb.com.br