Como configurar menus desenroláveis com GXPortal

Nesta edição explicaremos como configurar o GXPortlet "Menu" para que as opções que contêm um menu se desenrolem quando o usuário passa o mouse ou clique sobre a opção.

Em muitos casos para organizar a navegação  entre as diferentes páginas do portal sem que resultem pesadas, se tende a organizar os links em uma estrutura de árvore que permite ao usuário ir navegando entre as diferentes opções até chegar -> que deseja. GXPortal conta com a possibilidade de configurar o GXPortlet "Menu" de maneira que aquelas opções que contêm um menu se desenrolem quando o usuário passa o mouse ou clica sobre a opção. No exemplo da imagem seguinte, clicamos na opção "Produto" e depois posicionamos o cursor do mouse sobre a opção "Documentação".

Para configurar assim devem ser seguidos os seguintes passos:
1. Designar um sub-menu a uma op
ção de menu
a. Ir
-> opção "Administrador de desenho e navegação a Menus"
b. Sobre o menu que cont
ém a opção na qual se quer desenrolar um sub-menu pressionar o botão "Opções..."
c. Quando este bot
ão é pressionado  se passa para a tela onde se administram as opções de menu. Desde esta tela, pressionar o botão "Atualizar" sobre a opção na qual se quer designar o menu.
d. Selecionar em "
Tipo de Opção" o valor "Menu" como é mostrado na seguinte figura. Então aparecerá -> direita deste campo o botão  = que permite selecionar qual será o menu a desenrolar.

2. Como configurar o GXPortlet "Menu" para desenrolar os sub-menus
a. Desde a vista do desenho da p
ágina que contém o menu, se deve ingressar através do botão  ->s propriedades do GXPortlet "Menu", que se configurará para que se desenrolem os menus ao passar o mouse.
b. Estando na tela de propriedades do menu, deve-se selecionar o grupo de propriedades "
Sub-menus". Por exemplo, se se quer configurar um menu que está na coluna esquerda da página e se quer que os sub-menus se desenrolem -> direita de cada opção, devem ser configuradas as seguintes propriedades:
  i. N
úmero de níveis dos menus: determina quantos  níveis se querem mostrar tendo um máximo de cinco.
  ii. Localizar relativos
-> opção: marca o lugar em que   se desenrolará o sub-menu com respeito -> opção do menu.
  iii. Localiza
ção horizontal e vertical: determina a posição na qual aparecerá o sub-menu.
  iv. Formato: configura se o sub-menu ser
á de imagens ou de texto.
  v. Desenrolar sub-menus de: indica se se desenrolar
ão os   sub-menus de todas as opções ou somente da que foi selecionada. Neste caso se deve escolher o valor "A opção selecionada"
  vi. Modo de desenrolar o sub-menu: neste caso se deve selecionar o valor "Desenrolar janela ao passar o mouse"
  vii. Alinhamento do menu: determina se as op
ções do  sub-menu aparecerão de forma horizontal ou vertical.
  viii. Localiza
ção de sub-menus: determina se o sub-menu se   desenrola -> direita ou -> esquerda da opção.

c. Para configurar o aspecto das op
ções conta-se com três grupos de propriedades: Sub-menus- Opções, Sub-menus-Opc. ao passar o mouse, Sub-menus - Opção Selecionada

3. Aplicar efeitos aos sub-menus
a. Na imagem acima se pode apreciar ao final das propriedades destinadas a aplicar efeitos ao sub-menu que se desenrola. A propriedade "
Efeito de visualização" conta com um par de efeitos que podem ser aplicados na hora de desenrolar o sub-menu.
b. A propriedade
?Filtro de visualização? está destinada a configurar algum filtro na visualização dos sub-menus, estes filtros podem ser obtidos no seguinte endereço: <http://msdn.microsoft.com/workshop/samples/author/dhtml/DXTidemo/DXTidemo.htm>
c. Em seguida o que se deve copiar nessa propriedade
é a invocação ->s funções que aplicarão o filtro, que devem ser

siguienteformaprogid:DXImageTransform.Microsoft.Fade(duration=1,overlap=0.5)
d. O nome e os par
âmetros das funções podem variar segundo o filtro que se queira aplicar e cabe ressaltar que estes efeitos são compatíveis unicamente com o navegador Internet Explorer.

A equipe de GXPortal
<http://www.gxportal.com>

GXPortal: respaldar e recuperar uma instalação
GXPortal: Reproduzir arquivos multimídia ao abrir uma página
Como configurar o buscador de GXPortal
Como agregar conteúdo a uma página desde o designer .