Conteúdos das opções dos menus

Nesta ocasião falaremos de alguns conceitos gerais a serem levados em conta na hora de definir que conteúdo localizar nas barras de navegação. Pela Engenheira María José Serres, da equipe de marketing da ARTech.

Que conteúdos localizar nas barras de navegação?

Se bem o conteúdo depende de cada site, pode-se fazer uma generalização para a localização de conteúdos nos sites Web, que tem sido a que aplicamos em todos os sites da ARTech, e na intranet da empresa. Inclusive, estes conceitos podem ser extrapolados mais, além dos sites Web e tê-los em conta ao desenvolver aplicações Web.

Sites corporativos

Nos sites corporativos, em geral, utilizam-se as duas barras de navegação, onde se localizam o menu superior e o menu esquerdo.

O menu superior contém as opções de navegação gerais do site, independentes do conteúdo do site, que se busca conhecendo ou não o site em que se está.

As opções que se incluem mais freqüentemente no menu superior são:

- Link
-> página de início
-Link
-> uma página de contato na que se localizam: os telefones, endereços, emails, etc. E, em caso de se aplique, um formulário de contato. É recomendável que esse link aponte a uma página com toda a informação e não seja só um endereço de email.

-   Mapa do site.

-   Sobre nós: aqui se costuma descrever o propósito da empresa e uma opção do menu esquerdo, e no caso de que o site não tenha uma área para isto, se localiza no menu superior.
Na parte superior pode-se encontrar mais de um menu. Muitas vezes se inclui um
?menu de áreas? que classifica a informação desenvolvida no site, já seja por produtos, departamentos, etc.

O menu esquerdo é dependente do conteúdo do site e, em geral, mostra aonde ir para conhecer a empresa e/ou produto, acessar a serviços, etc. (downloads, suporte, etc). Nos grandes sites corporativos o menu esquerdo muda segundo a área/produto no qual a pessoa se encontre, e geralmente está classificado por um menu de áreas localizado na barra de navegação superior.

Intranets

Nas intranets podemos aplicar os mesmos conceitos que nos sites corporativos, embora o menu esquerdo não sempre  seja utilizado. No entanto, é comum localizar em algum lugar da página, um menu dependente do conteúdo que amplia as opções a encontrar nessa área, ou vincula a outras relacionadas com a página atual.

Tips de usabilidade: Consistência na navegação
Navegação: visibilidade e proporções
Tipografia