cp 2.0

CP 2.0: Community Messenger

Daniel Monza explica alguns detalhes da ferramenta para mensagem instantânea da Comunidade, que conta com um Server próprio, integra-se ao IDE e suporta outros clientes; além disso, ela se perfila para poder ser incluída pelas empresas em suas aplicações corporativas.
Daniel Monza

- Do que se trata Community Messenger?

-Community Messenger é composto inicialmente por um servidor de mensagem realizado 100% no GeneXus, utilizando o protocolo XMPP (Jabber).

Particularmente, implementam-se as extensões do protocolo para que funcione sobre http como uma página Web padrão. Isso nos oferece duas vantagens principais, a primeira, evitar problemas com firewalls, e a segunda, poder desenvolver o servidor com o GeneXus visto que o protocolo original esta baseado em uma comunicação TCP de baixo nível.

Em paralelo, pensamos desenvolver uma Extensão de GxEv1 para que possa ter um cliente incluído de mensagem para se conectar ao Community Messenger.

Além disso, teremos a possibilidade de conectar com a nossa conta do GXTechnical o que dará a oportunidade à Comunidade de se conectar em forma transparente com qualquer cliente Jabber BOSH.

-Por que surgiu a ideia de concretizá-lo?

-O culpado da ideia foi Armin ao propor os CP2! Embora na realidade a ideia não seja nova, faz tempo que na Comunidade se pensava em algum sistema de mensagem para o GeneXus.

-Qual foi o motivo que levou você a participar de uma segunda edição dos Collaborative Projects 2.0?

-Em princípio, a diversão do desafio junto com o desejo de oferecer um produto open source à Comunidade. Como resultado deste produto, as empresas poderão incluir serviços de mensagem em suas aplicações corporativas.

-Quais desafios deverá enfrentar no projeto?

-Na primeira etapa pensamos deixar um servidor de mensagem suficientemente amadurecido para conseguir nos conectar ao Community Messenger a partir de qualquer cliente XMPP BOSH (Leia-se Pidgin ou algum online).

A segunda etapa será melhorar o servidor (bugs, funcionalidades) e incorporar algum cliente como Extensão da IDE da GeneXus Ev1.

A terceira etapa pretende aprimorar o produto e fazer testes de estresse sobre o mismo.

-Quais são suas expectativas a respeito do CP 2.0?

-Estes desafios são um incentivo à nos provar e superar tanto em nível pessoal quanto profissional, por isso tento participar quando há uma oportunidade. Se por acaso eu receber algum prêmio, melhor... Mas, na verdade fico extremamente contente por ter participado e deixado meu pequeno grão de areia para a Comunidade GeneXus.
Entrevista: Collaborative Projects 2.0
Dicas para participar do Collaborative Projects 2.0