cp 2.0

CP 2.0: Entrevista Planeta GX

Cristhian Gómez, Gabriel Icasuriaga e Federico Wagner, são os cérebros por trás do Planeta GX, o agregador de blogs que será desenvolvido no GeneXus.

Cristhian Gómez, Federico Wagner
& Gabriel Icasuriaga

-O que é Planeta GX?

-É um agregador de blogs (uma página que publica os artigos de diferentes fontes numa única página).

Apesar de , o Planeta GeneXus já estar funcionando, consideramos essencial ter esta ferramenta feita no GeneXus para o uso da Comunidade, tal como o GXopen ou o forumsr. O porquê de reinventar a roda vem à tona pelo fato de tera ainda "rodas feitas com o GeneXus"; não sabemos se pelo orgulho de fazê-las ou pelo “sim, é possível com o GeneXus”, mas é um pouco isso também.

-Como surgiu a ideia de concretizá-lo?

-
Alguém o propôs como ideia no âmbito dos CP 2.0 e no leilão de projetos do GUG Montevideo, achamos interessante tomá-lo para levar adiante, então dou-lhe uma, dou-lhe duas... e vendido !!!

-Qual foi o motivo que levou vocês a participar de uma segunda edição dos Collaborative Projects 2.0?

-Estar imerso na Comunidade não é novo para nós, é a forma de nos integrar e geralmente sempre assistimos a iniciativas para o benefício de todos.
Acreditamos que quantos mais participem dos CP 2.0, maior quantidade de recursos teremos para enriquecer a atividade diária. Em certa forma, os produtos que surgem deste tipo de iniciativas são os que geram a riqueza para toda a comunidade.

-Quais desafios deverá enfrentar no projeto?

-Estudar como funciona uma ferramenta, as tecnologias, padrões e protocolos que envolve, fazê-la funcional e útil. Contando na equipe com o administrador do planeta (Federico Wagner), temos a visão e as necessidades que irão ter outros administradores que instalem a ferramenta; adicionar novas capacidades é um dos nosso objetivos, sem perder de vista o consumo de recursos.
Acreditamos que depois de implementadas as básicas, o questão será "pesar" o que há de novo e analisar sua viabilidade.

-Quais são as expectativas a respeito do CP 2.0?

Cumprir com as etapas, ter algo que seja útil, atrativo para o leitor e que facilite a operação para o administrador; e também que, uma vez completada, possa se destacar em sua categoria em relação a outras implementações realizadas por terceiros.

Collaborative Projects

Wiki CP 2.0