De GeneXus 8.0 RC: Grades colapsáveis

GeneXus 8.0 RC introduz a possibilidade de colapsar uma grade, oferecendo assim a opção de desenrolar mais informação de acordo com a vontade do usuário Web.

Uma das grandes vantagens que apresenta a interface Web é a de desenrolar grande quantidade de informação na tela. É por isto que uma das tarefas mais complicadas do programador é organizar esta informação de maneira que o resultado não seja um caos de dados ilegíveis.

Muitas vezes nos encontramos com dados, que se bem são importantes, não é necessário que estejam sempre disponíveis, ou melhor, gostaríamos que "desaparecessem" logo depois de consultados. Com este objetivo é que se introduz a possibilidade de colapsar uma grade. Desta forma, se reprega a informação em um ícono (representado pelo sinal de +), o qual ao ser "pressionado" nos mostrará os dados novamente.

Um exemplo do uso seria o seguinte, onde não mostramos os detalhes de cada automóvel, a menos que o cliente assim o deseje:

Pode utilizar-se esta propriedade das grades tanto para grades free style como para grades simples, podendo indicar se uma grade por default será vista colapsada ou não.

Para indicar se uma grade será colapsável, devemos indicar nas propriedades da mesma:

AllowCollapsing, indica que a grade será colapsável e Collapsed nos diz o estado default da mesma, se está colapsada ou não, mostrando os dados.

Também é possível indicar estas propriedades no momento da execução, por exemplo

Event Start

Customers.AllowCollapsing = 1 EndEvent // Start

Isto permite, por exemplo, desenrolar certa informação para alguns usuários Web -de acordo com seu perfil- e apresentar a mesma informação sem desenrolar (colapsá-la) para o resto dos usuários.

Seleção em grades web
De GeneXus 8.0 RC: Cláusula option distinct