cp 2.0

Entrevista: Collaborative Projects 2.0

Com Armin Bachmann da Artech, esclareceremos dúvidas sobre o quê, como, quando, onde e o porquê de uma proposta que irá mobilizar a Comunidade GeneXus no mundo.

O que é Collaborative Proyects 2.0?

Collaborative Projects 2.0 (CP 2.0) é uma iniciativa organizada pela Artech que permite a diferentes equipes criar valor aproveitável por toda a Comunidade GeneXus, juntamente com colegas e amigos.

A proposta foi lançada no XIX Encontro Internacional GeneXus e culminará com a entrega de prêmios no XX Encontro Internacional GeneXus.

Significa um novo desafio com novos prêmios, que trará à Comunidade GeneXus mais exemplos, aplicações e conhecimento. Desta maneira, tanto GeneXus como GeneXus Server irão se estendo em todo sentido, para assim desenvolver aplicações de missão crítica de melhor qualidade e com mais ferramentas.

É uma proposta para criar em equipe, em uma equipe que pode, inclusive, estar geograficamente dispersa, como é típico hoje em dia.

Concretamente, o que deverá criar a Comunidade para concorrer?

As equipes irão realizar aplicações com o GeneXus (categoria Knowledge Base) ou extensões ao GeneXus (categoria Extensions) que contribuam com a comunidade GeneXus, agregando valor no seu sentido mais amplo.

Isso pode ser, para a categoria Knowledge Base, aplicações que simplesmente  sejam exemplo pela tecnologia que utilizam, ou que depois sirvam como ferramentas úteis nos projetos de missão crítica que os membros da Comunidade desenvolvem diariamente ou se destaquem por alguma outra particularidade.

Para a categoria Extensions, podem ser extensões ao IDE do GeneXus, ao GeneXus Server ou aplicações que se conectem com as bases de conhecimento para algum fim (utilizando GX4GX, MSBuild Tasks), ou bibliotecas de User Controls. Em síntese, peças de software que estendem GeneXus e adicionam valor pelo fato de oferecer mais produtividade, ajudando a criar melhores aplicações finais.

Por que é importante para a Comunidade participar do Collaborative Projects?

Participando do Collaborative Projects, a equipe se projeta, ganha conhecimento, experiência e visibilidade internacional.

Quem pode participar?

Os membros participantes de um projeto devem contar com usuários definidos em www.gxtechnical.com. Haverá um contato por equipe, que será responsável de toda comunicação com a Artech a respeito desta iniciativa.

Como é o processo do concurso?

Durante 2009 e 2010, as diversas equipes desenvolverão suas ideias, publicando-as no GXserver público ou nos espaços de Assembla, utilizando estas ferramentas, e além disso, com o aval do apoio total da Artech que oferecerá licenças GeneXus Trial ou Full, GeneXus SDK e logística em geral (fórum atendido pela Artech, espaços exclusivos de test do GeneXus Server no caso de desenvolvimento de extensões para o GeneXus Server, espaço para colocar online exemplos de soluções, etc.).

Como mencionei anteriormente, cada projeto participa em uma das duas categorias: Knowledge base ou Extensions.

O procedimento é anual e será realizado em três etapas chamadas “sprints” para ir, ao mesmo tempo, apresentando, desenvolvendo e fortalecendo o projeto. Cada uma delas culmina com uma votação na qual os trabalhos e o valor agregado para cada projeto é avaliado pela Comunidade. Estas etapas são:

• A partir de agora e até dezembro de 2009 (votação online 10 de dezembro)
  • Desde dezembro até abril de 2010 (votação com data a definir)
  • Desde abril até julho de 2010 (votação com data a definir)

Em cada uma destas etapas irão acrescentando pontos para a avaliação final (neste item é importante esclarecer que das três votações serão levadas em conta as duas melhores). E finalmente, os vencedores receberão o prêmio no XX Encontro Internacional GeneXus.

Quais equipes podem ser votadas?

Dentre as equipes que participam, pode ser votada qualquer equipe que conte com as seguintes características, segundo a categoria:

Categoria Knowledge Bases

- Projeto publicado no GXserver público

- Objetivos e descrição documentados no CommunityWiki (e/ou na mesma KB).

Categoria Extensions

- Projeto publicado em http://www.assembla.com/spaces/gxusercontrols ou http://www.assembla.com/spaces/gxextensions .

-  KB publicada no GXserver público, se couber

- Objetivos e descrição documentados no CommunityWiki (e/ou na mesma KB).

Tudo o que tem relação com o CP 2.0 irá ser documentado no CommunityWiki?

Certo. Tudo estará no www.gxtechnical.com/cp. Também estará disponível uma página para cadastrar os projetos. Nela haverá informações sobre o projeto e os membros da equipe.

Quando encerra o prazo para as inscrições?

Serão aceitos projetos até 1 de junho de 2010. Entretanto, dada a característica da avaliação, para aumentar as chances de ganhar, recomendamos participar desde o início. (Act Now!).

Você disse que é conveniente começar a participar desde já. Se alguém deseja participar, mas não tem ainda ideias concretas, poderia encontrar algumas para desenvolver?

Com certeza. NoCommunityWikiuma página disponível para colocar idéias que poderiam transformar-se em projetos viáveis face ao CP 2.0.

A Comunidade quer saber. Quais são os prêmios?!

Para cada categoria temos os seguintes prêmios por equipe:

1° lugar: Assinatura por um ano de: 2 GeneXus (IDE + Gerador), 1 GeneXus Server Professional

2° lugar: Assinatura por um ano de: 1 GeneXus (IDE + Gerador), 1 GeneXus Server Professional

3° lugar: Assinatura por um ano de: 1 GeneXus Server Professional

As equipes correspondentes aos 5 primeiros lugares serão convidadas para o jantar de boas-vindas do XX Encontro Internacional GeneXus.

Todos os membros receberão certificado de participação e, além disso, haverá prêmios surpresa por participante.

Como fazer para participar?

Podem se cadastrar diretamente na página ou encaminhar email (armin@artech.com.uy) informando Categoria, Nome de Projeto, uma breve descrição e os membros da equipe.

Para maiores informações: Armin Bachmann (armin@artech.com.uy)

Trajetória bem-sucedida

Como antecedentes do CP 2.0, contamos com a edição anterior e o GeneXus Challenge 2007.

Atualmente, todos sabemos o valor daquelas iniciativas. Tão é assim que hoje em dia continuamos utilizando aplicações que se geraram naquele momento, como o Forumsr, extensões como KBDoctor, Open Table Data e bem mais, então criadas.

Assim, em conjunto e com a experiência obtida, poderemos aproveitar esta nova ocasião para criar ainda mais valor. Sejam bem-vindos aos Collaborative Projects 2.0!

Dicas para participar do Collaborative Projects 2.0
Collaborative Projects 2.0