Gaci ERP em Laboratórios Richet

A revista Infomation Technology de março 2006 publicou um artigo referente ao processo de seleção e implementação de Gaci ERP nos Laboratórios Richet.

O que segue é um compêndio da informação publicada por Information Technology. (Março, 2006, páginas 26-28).

Os Laboratórios Richet operam no ramo de medicamentos genéricos na Argentina há 42 anos e atualmente têm três unidades de negócio: Licitações do Estado, Mercado de farmácias e drogarias e Vendas a instituições e hospitais. A empresa fatura $36 milhões, emprega 170 pessoas, 20% dos seus ingressos provêm do mercado interno.

Em 2004 Richet decidiu investir nos sistemas que administram seu negócio. O laboratório operava com BPCS do fornecedor SCA desde 1998. Segundo Cristian Alonso (Gerente Financeiro), houve que apressar a mudança de sistemas, para o qual se fez um intenso trabalho de busca. "Analisamos várias alternativas, mas a que mais nos convencia era GACI: está instalado em várias empresas do setor e era tão abrangente como BPCS em manufatura, administração e despacho, mas com uma tecnologia mais inovadora e preços competitivos".

Para a resolução, o Gerente de Administração, Alejandro Tassano, recorda: fizemos ao contrário, visitamos os usuários da GACI antes de contactar ao fornecedor, o que nos deu a tranqüilidade de optar pelo que achávamos que era melhor e não pelo que nos vendiam.

"A implementação começou em março de 2004 e em 1º de julho pudemos fazer o nosso exercício anual com todos os módulos novos, menos o de Produção que ficou pronto em novembro desse ano", comenta Tassano.

Entre as dificuldades estavam certas práticas que o pessoal da Richet reconhece como muito pessoais. Alonso assinala "temos esquemas de trabalho muito consolidados que houve que adaptar a GACI para não adaptar a empresa ao sistema". O faturamento tem muitas etapas e que, segundo Tassano, com o sistema velho resultava um processo muito pesado. "Por exemplo, um lote de faturamento em BPCS demorava entre uma hora e uma hora e meia, algo que hoje fazemos em cinco minutos".

Además de los $130.000 que la empresa invirtió en licencias, el proyecto demandó $ 40.000 adicionales de personalización para cumplir con las inteligencia del negocio elaborada durante años. Según Alonso el proyecto "se pagó en seguida". En primer lugar porque el mantenimiento actual es un tercio del de BPCS. Además están los ahorros derivados de la mejor perfomance: antes los días de cierre mensual la gente se iba al otro día a las seis de la mañana, mientras que ahora esos días tienen el horario acostumbrado.

Além dos $130.000 que a empresa investiu em licenças, o projeto demandou $40.000 adicionais de personalização para cumprir com as inteligências do negócio elaborada durante anos. Segundo Alonso o projeto "foi pago em seguida". Em primeiro lugar porque a manutenção atual é um terço do de BPCS. Além disso, estão as poupanças derivadas da melhor performance: antes os dias de fechamento mensal o pessoal ia embora no dia seguinte ->s seis da manhã, enquanto agora esses dias têm o horário normal.

Laboratórios Craveri selecionaram a Gaci Group