SE

GeneXus Solution Partner: SE Sistemas

Décio Marcellino, Diretor da SE Sistemas (Argos Tecnologia em Informática Ltda) do Brasil, empresa que é Solution Partner da ARTech, apresenta sua estratégia comercial OEM que inclui a busca de sócios na América Latina.

A SE Sistemas (Argos Tecnologia em Informática Ltda) é uma empresa brasileira que é Solution Partner da ARTech e que escolheu duas vezes GeneXus, nos seus dezesseis anos de história. A empresa tem a certificação ISO9001 desde 2000 e está em processo de implantação de CMMI para homologar o nível 2 em 2006. Seus clientes se desempenham em vários ramos de atividade industrial e, entre eles se encontram a Micronal, Laticínios Morrinhos (Leitbom), Jalex Istar (o maior fabricante de soro da América Latina) e Aeroeletrônica.

Décio Marcellino, Diretor da SE Sistemas nos contou que a primeira versão do seu sistema foi escrita em Clipper e que em 1993 começaram a utilizar GeneXus. "Em 1997 deixamos de usar GeneXus porque superamos duas capacidades do mesmo, uma era a quantidade de subtypes de um mesmo atributo. Então passamos a utilizar Power Builder apesar de continuar mantendo a metade dos nossos clientes em GeneXus. Foi depois de um longo estudo de mercado, na procura de ferramentas CASE que nos dessem agilidade, ausência de erros, independência das linguagens e que seguisse as inclinações do mercado, que regressamos para GeneXus em 2003".

Hoje usam GeneXus 9.0, gerando Java Web, enquanto os programas mais antigos vão sendo convertidos pouco a pouco, embora funcionem chamados pelo mesmo Menu e utilizando a mesma base de dados, assinalou Marcelino.

Sistemas: SE-Gestão e Argos Project

Os sistemas que a SE Sistemas desenvolve e comercializa são: SE-Gestão (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial) e Argos Project. SE-Gestão está dirigido -> Indústrias, de acordo com as filosofias ERP/CRM e está composto por 30 módulos. Argos Project é um Sistema de Gestão de Projetos que nasceu diante de uma necessidade da própria empresa.

"Entendemos que justamente com ferramentas de alta performance no desenvolvimento de sistemas, como GeneXus, devem ser utilizadas ferramentas de gestão de projetos. Quando começamos a implantar CMMI na nossa empresa, verificamos a necessidade de uma ferramenta que facilitasse nossa gestão de projetos. Nós a desenvolvemos e hoje estamos comercializando para outras software houses e equipes de desenvolvimento. O produto se chama Argos Project e é uma das nossas unidades de negócio, explicou o Diretor da SE Sistemas".

Comercialização com sócios OEM

A novidade é que este ano, em janeiro de 2006, a empresa começou a oferecer seus sistemas em regime OEM. De acordo com esta modalidade a SE Sistema provê módulos ou todo o sistema- para o sócio OEM, que os comercializa sob sua própria marca, suas próprias regras e responsabilidade.

"Somos a primeira empresa brasileira em prover Sistemas Integrados de Gestão Empresarial sob esta modalidade. Possivelmente nossa marca não seja conhecida entre os usuários finais, pois nossos sistemas estão sendo comercializados por outras empresas com as suas próprias marcas", anunciou Marcelino.

Quanto ao porquê desta decisão, o empresário explicou que "nosso objetivo é transformar a SE em uma empresa única. Não a maior, nem a primeira, mas a única no que fazemos. Estamos tentando viver o ciclo da prosperidade e ele envolve a cooperação, o risco e a inovação. No nosso caso, OEM não é uma modalidade mais de comercialização, é a nossa principal forma de comercialização".

"Contamos com GeneXus tanto para a geração de sistemas diferentes, desde a mesma base de conhecimento, como também para conhecer sócios na América Latina", afirmou Marcellino. Quanto -> geração de diferentes sistemas Patterns se integra como um elemento muito forte nesta estratégia comercial. Além disso, quanto -> busca de sócios em outros países, "pretendemos com esta sociedade, colocar nossos sistemas e comercializá-los através de sócios OEM que se responsabilizem pela venda e pela implantação". E assinalou que o foco inicial da busca está na América Latina.

Uma visão de futuro

Solicitamos a Marcelino uma idéia para o futuro do seu negócio e nos deixou sem palavras:"Somos uma empresa Metanóica (*) e nossa atuação é cada vez mais um reflexo do entendimento de que os nossos sócios são pessoas. Procuramos criar uma empresa ética, justa e humana. Esta forma de pensar tem um forte impacto nos produtos que oferecemos, pois consideramos que o produto em si é limitado e mutável. As inclinações tecnológicas são aproveitadas dentro desta linha de pensamento, onde procuramos saber sempre o que poderá gerar o crescimento dos nossos clientes".

(*) Metanóia é a travessia a ser feita desde o ciclo de sobrevivência, onde ainda a maioria das empresas vive, para o ciclo da prosperidade,explicou Marcellino.

SE Sistemas

www.seportal.com.br