genexus usa 294

GeneXus USA Basic Core e Advanced Core

O seguinte artigo é uma resposta a várias consultas recebidas sobre o Core desenvolvido no GeneXus USA.
Por Laura Aguiar do GeneXus USA.

Primeiramente, gostaria de expressar a nossa felicidade pelo interesse provocado pelo Core. Sempre desejamos compartilhar parte dele porque sabemos que pode ajudar aos clientes nos começos com projetos GeneXus, sendo também uma forma de fortalecer nossa comunidade. Com o Basic Core e o WorkWith Pattern é fácil começar rapidamente uma aplicação real. É, por tanto, uma boa forma de fazer com que outros fiquem animados e se envolvam com a facilidade de criação de aplicações oferecida pelo GeneXus.

Existem, no entanto, dois problemas que de alguma forma impediram-nos de publicar isto na comunidade:

1) O Basic Core não é um "produto". Hoje algumas tarefas são feitas de forma “apressada e desordenada”, como por exemplo a inicialização de páginas. A ideia é fazê-lo melhor, mas ainda não houve tempo para isso. Há certas funcionalidades que ainda estão faltando, caso isto seja considerado um produto (como uma interface de usuário para definir os direitos dos diferentes papéis nas páginas/menus). Isto não foi definido porque ainda não foi preciso, em conseqüência certos aspectos ainda não foram implementados. Poderíamos dizer que o Basic Core não está “completo” ainda.

2) O Basic Core compreende um subconjunto do nosso Core. O Core tem módulos adicionais, que consideramos mais especializados e que de alguma forma abrangem algumas das novas práticas sobre como lidar com certa funcionalidade, mas não estão tão difundidas como poderia ser o caso da segurança e navegação. Por exemplo, estamos trabalhando para acrescentar um módulo de notificação que defina eventos, alertas e notificações e permita ao usuário assinar as notificações, etc. Todas as nossas aplicações usam algum tipo de notificação e acreditamos que acrescentar isto seria proveitoso para nosso Core. Também existem os códigos de erro no Core (para possibilitar a usuários finais a personalização de mensagens de erro exibidos pelo sistema e permitir escrever a solução do erro, que funciona como um guia de usuário online). Os códigos de erro poderiam se relacionar com o módulo de notificação para emitir alertas no caso de acontecer um código de erro, etc. A ideia não era compartilhar, pelo menos sem custo, a totalidade do Core mas sim o básico, contendo a funcionalidade geral.

Por isso, estávamos de alguma forma, paralisados, sem tomar uma decisão... até que Anya escreveu um artigo no blog e descobrimos que existem muitos interessados em ter algum tipo de Core. Foi quando decidimos que os problemas de implementação não deveriam afastar-nos de nosso objetivo principal: compartilhar isto e ajudar no fortalecimento da comunidade. Por tanto nosso plano seria o seguinte:

Basic Core

Será compartilhado no servidor público GeneXus (sujeito a alguma licença de código aberto que deveria ser definido). Usamos uma versão ampliada do WW-Pattern para gerar os objetos, pelo que temos que decidir se será trocado para o padrão ou se publicaremos a versão ampliada do WW Pattern com isto. Embora esteja disponível sem custo, não será mantido. Todos estão convidados para participar em sua extensão e colaborar. Não será oferecido suporte para a mesma nem será atualizada de forma oficial. Responderemos a perguntas sobre suporte que sejam recebidas em inglês em sites públicos - de preferência Stack Overlfow (no tag GXUSA-BasicCore).

Advanced Core

O Advanced Core será um serviço que os usuários poderão assinar. Será distribuído mediante a opção de propagação, que permitirá personalizar primeiro e depois integrar nossas atualizações mediante o Change Defender.

Neste caso também não se trata de um produto e sim de um serviço, no sentido de que não temos um “módulo de segurança que abranja todas as necessidades" ou um “módulo de notificações que abranja todos os cenários”. O Core cresce na medida de nossas necessidades, e os usuários podem se aderir. No modo de assinatura (o sistema de suporte será o mesmo que para o Basic Core) utilizaremos um site público redigido em inglês (para perguntas em outras línguas enviadas pelo e-mail, poderemos traduzir do espanhol e do português, porém teremos o suporte público exclusivamente em inglês). Neste caso o tag será GXUSA-Core.

Em breve publicaremos maior informação ao respeito.

Muito obrigada pelo interesse demonstrado!

USA: Venha fazer parte da comunidade XPM!
USA: Lunch & Learn
G2W é um Software de Transformação de Aplicações que permite migrar seu aplicativo Windows ou Green Screen para a Web 100% automaticamente.