Community

Grupos de Usuários

O que são? Como funcionam? Como se organizam? Armin Bachmann, encarregado dos Grupos de Usuários GeneXus nos fala sobre este movimento.

A primeira reunião de um grupo de usuários foi a de Montevidéu, Uruguai, em 2 de setembro do ano passado. Organizada e levada adiante por membros da comunidade GeneXus, apoiados pela Artech, o grupo se reuniu para gerar integração e melhorar o conhecimento sobre a ferramenta que trabalham no dia-a-dia. Entretanto, devido ao sucesso atingido, os grupos de usuários começaram a se multiplicar: Rosario na Argentina, Monterrey e Puebla no México, Cuenca no Equador. Em cada cidade ou região aparecia um novo grupo de usuários, com a necessidade de se conhecer, se reunir e trocar conhecimentos.

Frente a este crescimento surgem as perguntas: o que são verdadeiramente os grupos de usuários? como funcionam? como posso fazer parte? Para responder a estas perguntas, entrevistamos Armin Bachmann, responsável pelos Grupos de Usuários GeneXus.

O que são os Grupos de Usuários GeneXus?
São usuários GeneXus, de uma cidade ou região, que se unem e integram comunidades locais. As boas experiências resultantes das primeiras reuniões e o valor que estão adquirindo através destes grupos, contagiam e animam cada vez mais usuários a formar novos grupos ou a se unir a existentes. Os grupos vieram para ficar, para ser um meio de troca de apoio e informações sobre tendências. Quer dizer, uma ferramenta para elevar o nível de conhecimento de todos os usuários.

Como funcionam estes grupos?
São criados, organizados e levados adiante pelos usuários. A atividade principal que estão realizando hoje em dia é organizar reuniões periódicas, de camaradagem e técnicas, onde eles mesmos expõem e compartilham suas experiências ou convidam terceiros a apresentar alguma palestra sobre um assunto de seu interesse. Desfrutamos realmente das reuniões, além de aprender, conhecemos pessoas e temos momentos de diversão.

Estes grupos são apoiados pela Artech e por distribuidores locais, inclusive por autoridades da região. Podemos contar o caso de Rosario, na Argentina, onde a reunião de março foi declarada de interesse municipal. As reuniões realizadas pelos grupos não são apenas de interesse particular dos participante, mas também, geram valor ao redor da comunidade GeneXus.

A nível global há intercâmbio de experiências entre os diversos grupos, o que reflete sinergia em toda a comunidade.

Como se organizam?
O processo típico é que algum usuário, de qualquer localidade, se anima com a idéia e faz contato comigo para coordenar nosso apoio à sua idéia. A seguir, ele contata dois ou três amigos, contagiando-os da iniciativa e assim, convidando outras pessoas para se reunir, se conhecer e planejar os passos seguintes. Normalmente na segunda reunião apresentam algum conteúdo técnico de peso, que capta o interesse de mais pessoas, e assim vão se unindo cada vez mais com os usuários da região, apoiando os organizadores e participando ativamente em prol da iniciativa.

Visite www.gxtechnical.com/gug e veja se existe um grupo na sua região. Se houver, faça contato com o organizador, ou pode também me contatar e organizar o seu. Isso apenas está começando…

Todos juntos en la mesa