GXportal new logo 2006

GXportal 4.3 preview

A nova versão de GXportal espera ser liberada em fevereiro de 2007. Mas, quais são suas principais características? O que é que tem de novo? Aqui explicamos um pouco mais sobre quais serão as novidades.

A agitação dos Gxtips continua em curso. Conselhos claros e práticos que nos simplificam as tarefas na hora de trabalhar. Nesta oportunidade, Eugenio Garcia, GXportal & GXflow Project Manager, nos conta como será a nova versão de GXportal e quais serão suas principais funcionalidades.
Uma das principais novidades da versão 4.3 consiste na portabilidade. Em uma mudança significativa de estratégia, nesta oportunidade irão sendo liberadas as versões dependendo das plataformas. Por isso a nova versão de GXportal apresentará uma plataforma base Open Source, e GXportal trabalhará com Java y MySQL, permitindo instalar todos os componentes da ferramenta em qualquer servidor Linux/Unix. Ao mesmo tempo, o Backend (a ferramenta de administração), de GXportal poderá ser utilizada em Firefox, complementando assim a usabilidade com aplicações Open Source. Depois disso, será liberada a versão 4.3 para a plataforma .NET com SQLServer e assim sucessivamente até cobrir todas as plataformas disponíveis hoje em dia. Desta forma se acelera a liberação das versões.

Criar um portal nunca terá sido tão fácil. Nesta nova versão se poderá selecionar entre um conjunto de portais desenhados por área de negócios. Estes templates pré-desenhados de portais oferecem um portal com todas suas funcionalidades prontas para usar. Quer dizer que quando selecionamos um destes templates, serão criados automaticamente todos os elementos que compõem o portal como as páginas, conteúdos, menus de navegação, etc., com um desenho de acordo com a área de negócios. Ao mesmo tempo os usuários  de GXportal poderão exportar seus próprios templates de portais para serem intercambiados com outros usuários. Desta forma procuramos gerar uma comunidade mais participativa através do uso de templates de portais que depois irão se incorporando ao produto.

Por outro lado, a flexibilidade será uma das principais características de GXportal 4.3. Poderá ser configurado o buscador de conteúdos para que funcione em um tipo específico de conteúdo ou em um conjunto limitado dos mesmos: em vez de realizar uma busca sobre todos os conteúdos definidos.

O Gxportlet de conteúdo permitirá publicar em uma página os conteúdos de uma edição de uma determinada lista de notícias. Isto permite, além de enviar uma lista de notícias a todos os assinantes, publicar facilmente no nosso portal os conteúdos dos últimos 10 dias. Antes era possível selecionar e filtrar por quantidade de conteúdos a mostrar. Agora será possível, além disso, filtrar por antiguidade e também por categoria, que dizer que se apresentem os conteúdos de uma categoria determinada. Se uma edição de uma lista de notícias tem vários conteúdos, alguns de eventos, outros de promoções, conteúdos sobre novas carreiras, etc., poderemos apresentar em uma página só os conteúdos relacionados com eventos que foram enviados em uma edição de lista de notícias.

Mas, obviamente, isto não é toda novidade de GXportal. Nas próximas Gxnews continuaremos apresentando as principais características deste produto, que fazem com que efetivamente seja a melhor ferramenta que permita desenhar, administrar e manter portais dinâmicos sem a necessidade de programar.