_Gxportal_logo

GXportal 5.0: foi publicada a primeira Release Candidate

Mais um passo na direção da nova versão que em poucas semanas será publicada com um novo esquema de comercialização online. Veja quais são algumas das novidades desta versão. Por Eugenio García, GXportal Program Manager da Artech.

:: Eugenio García::

O foco desta nova versão foi renovar e potencializar a interface de usuário, oferecendo uma melhor experiência de uso.

A incorporação da tecnologia AJAX na interface possibilita que o usuário use o mouse para ações de arrastar e soltar (Drag & drop) na tarefa de desenhar e montar suas páginas. Também permite realizar ações de maneira mais ágil dado que não é necessário recarregar toda uma página ou formulário ante algumas ações.

Além disso, trabalhamos em potencializar o que é conhecido com a sigla do SEO (Search Engine Optimization), quer dizer, melhorar a indexação dos conteúdos e páginas publicadas através de nossos sites. Um dos aspectos que se incorporaram é o uso do Friendly URLs, de maneira que essas URLs usem descrições que dão maiores informações aos buscadores. A geração da URL Canonical Tag, palavras chaves e meta-description por páginas e código mais semântico são outras das melhoras nesse aspecto.

Além do Mapa do Site, que permite publicar facilmente a estrutura de navegação do portal, também são incorporados novos GXportlets para melhorar o site produzido através do GXportal, dentre eles, um para publicar vídeos, outro para publicar galeria de imagens e vários referidos a integrar serviços do Google como Google Maps e Gadgets do Google.

Chegamos a esta instância com a colaboração de mais de 200 betatesters que nestes últimos meses contribuíram e colaboraram no processo de construir esta nova versão. Nas próximas semanas estaremos ajustando um novo site onde se comercializará em modalidade SaaS esta versão.

Fique de olho! Já vem chegando o GXportal 5.0 SaaS!

Visite o blog do GXportal

GXportal 5.0: em poucos dias terá início o processo de beta test