GxTend em detalhes: Versionamento e Traçabilidade

Quantas vezes temos que buscar desesperadamente pelas últimas mudanças realizadas? O que funcionava bem deixou de funcionar e há reclamações por causa de alguma mudança ainda não identificada. Quantas horas de "re-trabalho" tempo e dinheiro isto implica?

Versionamento e Traçabilidade é o módulo de GxTend, a suíte de ferramentas full-web para gestionar um projeto de desenvolvimento de software, que permite ter uma visão do projeto através do tempo.

Agora com GxTend é possível acessar a toda a "história" de todos os elementos da nossa aplicação, em todo momento.

GxTend acompanha a evolução do produto, registrando todos os elementos modificados no seu repositório interno. Considera-se não só os "objetos exportáveis" por GeneXus, como também, o conhecimento externo, estruturas de tabelas e seus respectivos índices, assim como a navegação de cada um dos objetos versionados.

À medida que evolui o produto, GxTend vai capturando na sua base de dados a evolução das entidades de interesse e a relação entre essas entidades (como por exemplo, as referências cruzadas). É possível buscar entre os objetos versionados, selecionar e comparar as mudanças realizadas..

Na figura se observa a evolução da tabela VprosTra, onde é ressaltada a versão atual e se observa que desde a sua criação, sofreu cinco mudanças. Podem ser visualizados cada uma das estruturas e comparar as mudanças como foi detalhado no artigo de Ferramentas de Produtividade.

Revisões

É difícil falar de versionado e não incluir o conceito de Revisões. GxTend permite tirar uma foto ou "snapshot" das versões em um dado momento, gerando o conceito de revisão. A uma revisão pode-se acrescentar informação que detalhe o significado dessa "foto" para a organização.

Cada revisão mostra a situação da nossa aplicação em um dado momento. Podemos gerar a revisão de forma interativa, por exemplo, associando-a a uma entrega ao cliente ou parametrizar segundo calendário sua execução, registrando-se como uma revisão automática.

Ao ativar as revisões GxTend ressalta as mudanças na estrutura da base de dados. Como observamos na seguinte figura, GxTend agrupa por cor aquelas revisões que correspondem -> mesma estrutura de base de dados.

Vemos então como o repositório de GxTend, contém toda a informação da evolução da nossa aplicação e nos oferece as ferramentas apropriadas para processá-las com flexibilidade.

O usuário pode realizar buscas, selecionar, comparar as revisões selecionadas, identificando as mudanças no tempo. Pode-se selecionar uma revisão particular e realizar um browse do estado do projeto em um dado momento.

Como foi mencionado anteriormente pode-se navegar através da evolução no tempo de qualquer das entidades da nossa aplicação, em um Kb, entre diferentes Kbs, ou inclusive entre diferentes clientes, projetos ou módulos.

E a traçabilidade?

Tanto o Versionamento como a Traçabilidade são aspectos importantes em todo o desenvolvimento de software. Tanto é assim que são aspectos requeridos para obter certificados de qualidade.

GxTend permite registrar o motivo da evolução de um elemento e/ou qualquer outra informação que se queira associar -> mudança.

Um exemplo pode ser a gestão da incidência que derivou em uma nova versão de uma entidade, já seja por um novo requerimento ou pela correção introduzida ante um incidente.

A informação sobre versionado e traçabilidade pode ser empregada para construir as métricas de interesse da organização, contemplando a visão dos diferentes atores do projeto.

Da sua interface gráfica, full-web, GxTend permite acessar -> informação de traçabilidade. Por exemplo, para os objetos de uma Kb GeneXus, é possível definir uma entrada do tipo "Object ChangeLog", de maneira que em cada evolução do objeto poderemos contar com a seguinte informação:

Diff entre a versão n e a versão n-1 do objeto. Usuário que realizou a modificação. Detalhe explicativo da modificação.

O que acontece depois?

Foram mostrados alguns dos usos do módulo de Versionamento e Traçabilidade de GxTend. Junto com as Ferramentas de Produtividade completa-se a visão do projeto, tanto através do tempo, como através das KBs. Na próxima entrega será apresentado o módulo de Controle de Confluência, que oferece opções para que vários desenvolvedores trabalhem de forma controlada sobre as KBs consolidadas, organizando o trabalho de forma ágil e evitando a perda de mudanças.

GxTend: Software Configuration Management
Gestão de Mudanzas nos Projetos GeneXus