abstracta 287

GXtest: para automatizar testes funcionais de Sistemas Web. Experimente!

É uma solução desenvolvida por Abstracta, uma jovem e criativa empresa que conta com o apoio do GeneXus Platform Partners.
GXtest é um produto que ajuda à automação de testes de aplicações feitas com o GeneXus. Foi realizado por Abstracta, um empreendimento conformado por uma jovem equipe que conta com o apoio do “Fondo Emprender” e do GeneXus Platform Partners.

Esta nova solução foi desenhada para automatizar testes funcionais de sistemas Web desenvolvidos com o GeneXus.

Por que usar GXtest?

A automação de testes funcionais permite reduzir o esforço de execução manual de testes até em 80% e contribuir significativamente na melhoria da qualidade do sistema. Geralmente o problema que surge ao querer automatizar os testes é que eles se tornam rapidamente obsoletos ao mudar a aplicação (ou ao mudar a tecnologia da mesma) o que acarreta um grande esforço de manutenção dos testes automatizados. Por isso GXtest complementa o GeneXus, porque é uma ferramenta de desenvolvimento que permite de maneira simples adequar a aplicação às necessidades do cliente já seja mudando as funcionalidades da mesma, o DBMS que utiliza a aplicação ou a plataforma de execução (Java, .NET, Ruby).

O que faz único o GXtest é a capacidade de criar casos de testes baseados na KB da aplicação GeneXus permitindo desta maneira que os testes automatizados acompanhem facilmente as mudanças que se fazem na aplicação.

Como surge a idéia de criar GXtest?

GXtest é ideal para fazer testes de aplicações com o GeneXus.

Depois de mais de três anos de trabalhar fazendo testing de aplicações (e em particular de aplicações desenvolvidas com o GeneXus) os integrantes de Abstracta percebemos que as ferramentas do mercado não se adaptam totalmente à realidade das empresas que desenvolvem com o GeneXus. Perceber essas necessidades insatisfeitas na área de testing para as quais podemos contribuir com soluções nos fez criar GXtest, para contribuir com a qualidade do software feito no GeneXus e aumentar a produtividade e a criatividade no testing. Também para empreender um desafio profissional importante.

Quais foram suas experiências depois de ter apresentado as primeiras versões do GXtest?

Durante o ano passado apresentamos GXtest em várias empresas líderes no desenvolvimento com o GeneXus, obtendo um ótimo feedback. O ano passado no XVIII Encontro Internacional GeneXus tivemos a oportunidade de apresentá-lo oficialmente ao público e ficamos muito satisfeitos com a recepção que ele teve. Também tivemos a sorte de receber um prêmio no Encontro por projeto inovador, o que impulsionou ainda mais à equipe a continuar trabalhando no GXtest.

Qual a etapa em que se encontra agora o GXtest e como posso prová-lo?

Recentemente liberou-se uma beta 2, que pode se encontrar no sítio oficial de Abstracta. Essa versão já vem com algumas aplicações de exemplo carregadas com as quais é possível experimentar para entender o conceito da ferramenta.

Esta nova versão embora continua sendo beta tem várias funcionalidades novas, dentre as mais destacadas mencionamos:

• Gravação dos casos de teste (GXtest IEToolbar): além de ir gravando as ações do usuário, permite adicionar validações, comentários e dirigir valores devolvidos pela aplicação para depois ser utilizados em outros lugares do caso de teste, tudo isso em forma muito simples e intuitiva.
• Manipulação de dados de entrada em nível do caso de teste ou em nível global.
• Permite aninhar casos de teste de maneira a reutilizar os mesmos.
• Permite adicionar condições sobre o fluxo do caso de teste
Esta versão beta disponível atualmente para baixar é gratuita .

Baixe a Beta do GXtest para testar!

Veja informações sobre GeneXus Platform Partners.

Os primeiros passos de uma pequena e grande empresa: Abstracta

Quando começa Abstracta?

Os começos de Abstracta como idéia começaram a inícios de 2007. Naquele momento, ela estava integrada por Federico Toledo, Matías Reina e Simon de Uvarow. Os três amigos da faculdade e colegas de trabalho. Depois, em finais de 2007 Simon afastou-se do empreendimento e a princípios de 2008 uniu-se Fabián Baptista. Todos compartilhamos experiências conjuntas na vida acadêmica durante a carreira de Engenharia em Computação e na vida profissional.

O que levou vocês a formar uma empresa?

Foi o desafio de levar adiante uma empresa partindo de zero com um produto inovador e a confiança que temos no grupo.

Recebem algum apoio para levar a realidade suas idéias?

As instituições que nos apoiaram neste caminho são:

EBT - Empreendimentos de Base Tecnológicas: era uma incubadora formada pela faculdade de Engenharia, a faculdade de Arquitetura, de Ciências e de Química; da Universidade da República (UDELAR).

Fundo Empreender: apresentamo-nos ao Concurso de Planos de Negócio e conseguimos o prêmio à melhor apresentação do plano de negócios. Isto nos deu a possibilidade de nos apresentar ao comitê de investimentos para obter o “Capital Semilla” (Capital Semente).

ANII Agência Nacional para a Pesquisa e inovação: o ano passado houve um chamado para empreendimentos inovadores. Apresentamo-nos e fomos selecionados. Este ano começamos com a execução do projeto, no qual se busca fortalecer o empreendimento.

Fundação Ricaldoni (UDELAR): a Fundação Ricaldoni através de Gerardo Agresta, seu diretor, ofereceu seu apoio desde o início do empreendimento. Hoje em dia é a instituição patrocinadora no projeto com a ANII.

Programa Platform Partner: o programa Platform Partners da Artech, através de José Lamas, nos foi de grande ajuda, apoiando nas diversas áreas importantes para o empreendimento*.

*Os Platform Partners são empresas que desenvolvem e provêem produtos que estendem e complementam a funcionalidade do GeneXus. Como Platform Partners podem aproveitar ao máximo tudo o que GeneXus e a Artech têm para lhe oferecer, fazendo chegar seus produtos a mais de 45.000 usuários em mais de 35 países.

Maiores informações.

GXtest: automação de testes funcionais para aplicações feitas com o GeneXus.
Faça a prova com o GXtest