gxportal 120

How To :: GXportal :: Integração com Facebook e Twitter

Foram incorporados aos planos Basic, Professional e Enterprise de GXportal SaaS uma série de componentes novos que permitem integrar widgets sociais oferecidos no Facebook e Twitter. A seguir,mostraremos quais são e como usá-los.
Quando formos acrescentar um novo componente em uma página, encontrarão o grupo “redes sociais”, no qual estarão os GXportlet que detalharemos a seguir.

Twitter Tweet

Se queremos que nossos usuários do site façam um “Tweet” da página que estão vendo, então temos que utilizar este GXportlet ao qual simplesmente configuramos uma largura, altura e o estilo do botão que pode ser apresentado no contador de Tweets horizontal ou vertical ou simplesmente mostrar o botão sem o contador.

Dica: uma opção é colocar este botão nas telas do site, para que esteja presente em todas as páginas.

Facebook Like

Este GXportlet permite apresentar a opção “Curtir” do Facebook em qualquer página de nosso site. Assim como o anterior é uma das opções mais utilizadas hoje em dia para compartilhar páginas e conteúdos através das redes sociais.

Entre as opções que este componente oferece estão as do estilo de apresentação que são: o padrão como a imagem prévia, como um botão com contador que mostra a quantidade de pessoas que pressionaram este botão na página atual e como Box Count, que além de mostrar o botão “Curtir” mostra a quantidade de pessoas que o pressionaram na página atual.

Além disso, este mesmo pode ser usado com o texto “Curtir” ou “Recomendar”.

Facebook Like Box

O “Like Box” do Facebook permite aos usuários visualizarem quantas pessoas curtiram determinada página no Facebook, além de checarem as publicações recentes e poderem marcar quem curte a página sem visitá-la no Facebook. É uma boa forma de integrar no site a atividade que se tem no Facebook.

Para isto, é necessário ter a URL da página do Facebook, por exemplo, http://www.facebook.com/gxportal. (Para uma página de empresa hoje em dia o Facebook está requerendo que tenha pelo menos 100 fãs para lhe permitir criar esta URL.)

Pode-se configurar também se queremos mostrar as publicações recentes o cabeçalho que diz “Procure-nos no Facebook” e a quantidade de pessoas que aparecem embaixo, além do estilo de cores que pode ser claro ou escuro.

Facebook Activity Feed

Este Activity Feed mostra a atividade recente associada ao site que se configura em tal componente. Se não for configurado nada, toma-se o domínio atual, onde está sendo executado este componente. Isto permite mostrar os históricos que os usuários compartilham, conteúdos do site através da opção Like ou Share do Facebook e, ainda, se o usuário estava logado no Facebook aparece a informação ressaltada dos amigos que tiverem compartilhado algo sobre o site atual.

Da mesma forma que os anteriores, pode-se configurar uma URL em particular da qual se deseja mostrar a atividade no Facebook, além de incluir as configurações de visualização e se quisermos incluir as recomendações que os usuários no Facebook fazem sobre o site configurado.

Esperamos que desfrutem destas novas opções de integração que GXportal 5.0 oferece e continuaremos nesta linha de continuar evoluindo baseados nas necessidades de nossos clientes.

GXportal

How to GXportal 5.0: Galeria de imagens
Novo GXportlet “Google Map” no GXportal 5.0
Agora em três cliques seu site online com o GXportal 5.0 SaaS
1º site publicado com o GXportal 5.0 SaaS :: http://www.rcop.com.br/
How to :: GXportal 5.0 :: Como desenhar uma página Web
Como o GXportal 5.0 nos ajuda a melhorar nosso posicionamento em buscadores?
GXportal 5.0 :: o novo portal de capacitação Training.GeneXus.com foi desenhado com a última versão do GXportal
InSytle lança o novo site de Luis Miguel, desenvolvido no GXportal 5.0
Plano Basic GXportal 5 SaaS: mais funcionalidades por menor custo
GXportal 5.0 em sua versão gratuita supera meio milhão de sites registrados
Setup do GXportal 5.0: Liberado!
How to GXportal: Publicar conteúdos de outros sites através do RSS