Inclusão automática de código baseado em Ajax

Seguindo com a linha de funcionalidades baseadas em Ajax que introduz GeneXus 9.0, apresentaremos como implementar Dynamic combo boxes with filters em um caso prático.

Na edição passada das Notícias GeneXus vimos duas propriedades que se podem configurar para simplificar a entrada de dados e ajudar o desenho de interfaces mais atrativas e amigáveis com a inclusão automática de código baseado em Ajax: Input Type e Suggest. Nesta edição que veremos um exemplo de uso de outras das propriedades baseadas em Ajax que introduz GeneXus 9.0: Filtros com combos dinâmicos.

Consideremos um exemplo simples como o de Countries & Cities. La idéia principal e que em um formulário (como, por exemplo os formulários para fazer uma entrada em um e-mail), o usuário deve ingressar o País e a Cidade onde vive. Para facilitar o ingresso desta informação, tanto no campo País como Cidade são apresentados em forma de combo. É possível, então, que uma vez selecionado o País, o combo de cidades deverá ser carregado automaticamente com as cidades do País previamente selecionado.

Uma vez explicado o problema temos então:

Transação Country com a seguinte estrutura:

Por outro lado temos uma transação de Customers onde se fará a entrada dos diferentes clientes. Entre a informação a completar se encontra o Country a City onde mora o cliente.

Em qualquer linguagem de programação convencional criar um form onde o combo de Cidades seja carregado automaticamente a partir do País selecionado e sem refrescar o total da página implicaria grandes esforços de programação em javascript e obviamente lógica do lado do server. No entanto, resolver este problema em GeneXus 9.0 tem um custo 0 devido a que gera-se código baseado em Ajax. O tempo de desenvolvimento se reduz assim substancialmente incrementando a produtividade.

Os passos a seguir então são:

1- Definimos tanto CountryId como CityId como Dynamic Combo Boxes

2- Execute a aplicação e aproveite.

Quanto selecionamos um país nos serão mostradas as cidades desse país como se pode observar na imagem anterior e sem ter refrescado a página completamente (como antes se mencionava). É bem sabido que há bem pouco tempo atrás, a carga combos dependentes implicava sempre um refresh total, diminuindo usabilidade e gerando incertezas para o cliente. Todas estas limitações do modelo web tradicional (onde as idas ao servidor sempre deviam ser forçadas pelo usuário) se vêem hoje opacadas pelas funcionalidades de GeneXus baseadas em Ajax (onde as idas ao servidor agora podem ser feitas pela mesma aplicação de forma assíncrona).

Finalizamos assim a série de notícias explicando as diferentes funcionalidades baseadas em Ajax. Convidamos você a experimentar estas novas funcionalidades em http://www.gxajax.com/sample/

Conheça tudo sobre GeneXus e Ajax:

GXplorer, GeneXus .Net, Ajax e cartões inteligentes
GeneXus 9.0 e Ajax