GX blog 90x90 21.10.08

Integração contínua: GeneXus, GXserver e Cruise Control

Por Gustavo Proto da Artech.
   ::Gustavo Proto::

Creio que a maioria dos que trabalhamos em TI sabemos ou escutamos falar sobre Integração Contínua. É utilizada para desenvolver GeneXus, e eu sabia que poderia utilizá-la em ambiente de desenvolvimento GeneXus mas nunca tinha tentado. Eu fiz e é fantástica!

Temos uma aplicação interna para rastrear temas armazenados em um GXserver interno. Qualquer um pode realizar alterações (e é responsável por elas), mas eu sou o "encarregado" de mantê-la atualizada com as últimas versões dos builds do GeneXus. Isto é, cada vez que um build do GeneXus é completado com sucesso, tento utilizá-lo para fazer um build da aplicação. Não realizei esse objetivo, é obvio.

Quando começamos a desenvolver a aplicação, escrevi um GeneXus MSbuild para automatizar todas as tarefas que precisava realizar. No entanto, devo estar a par de qualquer novo build bem-sucedido do GeneXus e ter tempo para executar as tarefas MSBuild. Acabei por executá-las uma vez por dia ou... cada vez que podia.

Com um pouco de ajuda de Gastón comecei a explorar o Cruise Control. É a ferramenta baseada na web que utilizamos para a integração contínua com o GeneXus. Não é muito fácil de aprender (tenho horror das linguagens parecidas com o XML), mas também não é tão difícil. Com umas poucas alterações a um DSL baseado no XML, os resultados são incríveis!

O que ganhei por cerca de quatro horas do meu tempo?

• Automação (quer dizer, não ter que me lembrar de executar os scripts)
• Detecção antecipada de bugs
• Administração de tarefas baseada na web (não mais linhas de comando)

Ainda quando meu cenário não é o mais comum (talvez você não tenha que lidar frequentemente com novas versões do GeneXus), acho que a Integração Contínua e GeneXus Server valem a pena. Experimente!

* Publicado por Gustavo Proto no GP@GX

7 razões para usar #GXserver com um só desenvolvedor :: Por José Lamas