Maior usabilidade de aplicações GeneXus com Themes (I)

A versão 8.0 de GeneXus oferece ao desenvolvedor um novo objeto -Themes-que, corretamente utilizado, permite aumentar substancialmente a usabilidade da aplicação; por Jorge Marmion.

Jorge Marmion é autor e diretor do projeto que criou o software "D B-Examiner", eleito um dos 100 melhores aplicativos do mundo, pelos leitores da DM Review em 1998, 1999 e 2000. O software foi incorporado -> suíte de produtos ERWin, e passou a ser distribuído pela Computer Associates com o nome de "ALLFusion Data Model Validator"Atualmente dirige o Instituto Brasileiro de Amigabilidade e Usabilidade.(www.ibrau.com.br) e o Instituto Latino Americano de Usabilidade. (www.ilau.org)

O que
é usabilidade?
Usabilidade
é um qualificativo que se aplica -> interação entre um ser humano e uma máquina ou mecanismo qualquer: o volante de um automóvel, o controle remoto de um eletrodoméstico ou, na nossa área, a operação de uma aplicação (mensagens e comandos que fluem entre o usuário e o computador e vice-versa).

Podemos afirmar que um sistema tem um alto grau de usabilidade se:
-
é fácil de aprender a usar
-
é fácil de reaprender: não  existe uma perda substancial de conhecimento do sistema depois de um breve período sem utilizá-lo ou é fácil lembrar suas principais características depois de um longo período sem utilizá-lo.

- O usuário consegue identificar facilmente as funções que satisfazem suas necessidades de informação.
-
?Parece familiar?: o mecanismo de operação é intuitivo, adaptado ao modelo cognitivo do usuário.
- O tempo requerido para completar qualquer transa
ção (incluindo não somente o tempo de processamento do computador, senão também todos os comandos executados para concluir a transação) está adequado -> expectativa do usuário.
-
É pouco provável que o usuário cometa um erro e se o comete , o sistema o instrui adequadamente, sendo possível desfazer as ações incorretas.
- O usu
ário sente-se seguro ao utilizá-lo (o sistema não abre espaço para dúvidas do tipo: "que acontecerá se clico aqui?").

Uma aplica
ção com um elevado grau de usabilidade é "bonita"?
N
ão necessariamente. O adjetivo ?bonito? tem significados divergentes em diferentes culturas. Mas é indubitável que uma aplicação esteticamente agradável torna o primeiro contato do usuário com a aplicação mais fácil e provavelmente contribua para que seja reutilizada com maior prazer. Mas, por mais ?bonita? que seja sua aplicação, se não atende -> maior parte dos pontos expressados anteriormente, vai dificultar a tarefa do usuário, que acabará desistindo ou procurando uma alternativa mais prática.

Veja, por exemplo, o mecanismo de interação com o usuário de Google, o site de buscas mais usado na Internet. A página é muito simples, quase sem nenhum elemento gráfico de destaque e ainda menos de animações. As cores, salvo as do logotipo, são básicas. Mas, qualquer usuário que entre no site Web, sem possuir experiência prévia relacionada com outro mecanismo de busca ou inclusive no uso da Internet, consegue o que quer em poucos segundos. A próxima vez que esse usuário precise realizar uma busca, voltará ao mesmo site. Google é, talvez, a maior vitrina de usabilidade do mundo.

Google conta com uma grande vantagem: só realiza um tipo de transação. As aplicações que desenvolvemos diariamente são, geralmente, muito mais complexas, com dezenas ou talvez centenas de transações. Como podemos aumentar a usabilidade transacional e proporcionar uma melhor experiência ao usuário? Este é o tema que abordaremos nesta série de artigos.

Uso das cores

A import
ância da cor
Segundo o Instituo para a Investiga
ção da Cor (Institute for Color Research) existem estudos que revelam que "os seres humanos julgam subconscientemente uma pessoa, um ambiente ou um item, durante os primeiros 90 segundos de sua visualização; e nesse lapso, entre 62% e 90% do julgamento se baseia unicamente na cor". É extremamente importante, então, que entendamos os fundamentos da cor para definir adequadamente as características das diversas classes do objeto Themes.

O que é a cor?
A cor nada mais
é que a percepção, por células especializadas da retina, de uma determinada longitu

Maior usabilidade de aplicações GeneXus com Themes (II)