GXextension 90x90

Negócios prolíficos e extensíveis

Marcos Canán é integrante do Platform Partners Program do GeneXus e um desenvolvedor independente bem-sucedido no User Controls e extensões construídas com a GeneXus X.
Marcos Canán, integrante da Tacuati, participa desde finais de 2007 do GeneXus Platform Partners Program; como tal compartilha com a Comunidade a vivência de pertencer ao programa, através dos benefícios e suportes oferecidos pela Artech. Como desenvolvedor independente, sua experiência evidencia que dedicar-se ao desenvolvimento de extensões para a GeneXus X é mais que possível.

Como surgiu a idéia de se associar ao GeneXus Platform Partner Program?

Surgiu no Encontro que GeneXus realizou no ano passado, quando Nicolás Jodal –vice-presidente da Artech- e José Lamas –integrante da Equipe de Desenvolvimento da Artech- fizeram a apresentação do programa. Como já tinha trabalhado fazendo extensões, pensei que participar podia ser uma boa oportunidade, foi assim que me associei, em outubro de 2007.

Marcos Canán recebeu no XVII Encontro Internacional GeneXus um reconhecimento como Early Adopter de User Controls devido a seu trabalho com eles, inclusive antes de ingressar no GeneXus Platform Partner Program. Em seu blog é possível ver os trabalhos que desenvolveu, tanto UserControls quanto GXextensions

A partir daí, quais User Controls você desenvolveu com a tecnologia GeneXus?
Saliento três User Controls:
1) Google Map: permite fazer uso dos serviços do Google Maps do GeneXus.
2) Tag Cloud: apresenta etiquetas e representa a importância de cada uma destas mediante o tamanho de letra.
3) Advanced Data Grid: um grid que permite hierarquizar as filas.

E vocês desenvolveram extensões?
Sim, a Task List que permite agendar as tarefas a realizar em uma KB.

Para quais mercados foram seus trabalhos?
Basicamente para a América, no Equador, Argentina e Uruguai.

Quais os benefícios de trabalhar com a tecnologia GeneXus X para os User Controls?
A capacidade de extensibilidade da GeneXus X abre as portas para que qualquer um de nós possa construir agregados específicos para cada necessidade. Em particular, os User Controls nos permitem criar -em qualquer tecnologia Web- componentes reutilizáveis para serem integrados e usados em forma natural do GeneXus, dessa forma, é possível fazer aplicações mais ricas e com maior produtividade.

Os controles que desenvolvi, cobrem funcionalidades pontuais que os controles padrão não cobriam. À medida que forem surgindo mais User Controls e Extensions, acho que estaríamos fazendo entre todos uma ferramenta cada vez mais potente.

Neste contexto, por que é útil filiar-se à GeneXus Platform Partners Program?
Ele oferece oportunidade e apoio. O apoio está no suporte da equipe de desenvolvimento, no acesso ao software da Artech e no aspecto comercial. Por outra parte é uma oportunidade única de participar formalmente no desenvolvimento de extensões GeneXus.

Quais são seus próximos projetos?
Na Tacuati estamos trabalhando em User Controls para o Adobe Flex, proximamente vamos fazer um Issue Tracker a partir da "Task List".

Sobre o GeneXus Platform Partners Program

A Artech promove e apóia institucionalmente empresas e vendedores independentes de software dedicados ao desenvolvimento de aplicações que dêem valor agregado ao GeneXus, tais como GXPatterns, GXExtensions, ou User Controls. Suporte técnico, acesso a laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, apoio comercial, são alguns de seus benefícios.

Objetivos do programa
• Construir uma grande comunidade em torno ao GeneXus e às tecnologias relacionadas.
• Fomentar o desenvolvimento de produtos que estendam e adicionem valor ao GeneXus.
• Ajudar os Platform Partners a aproveitar ao máximo as vantagens do GeneXus desenvolvendo seus produtos.
• Promover os Platform Partners de suporte de alta qualidade diretamente do fabricante (Artech).
• Aumentar o volume de negócios dos Platform Partners através de uma maior exposição ao mercado, referências de clientes e interação com outros membros do programa.

• Descontos em Capacitação.
• Encontros técnicos da GXalliance.
• Suporte estendido.
• Representação em catálogos de Sócios e de Produtos.

Para maiores informações visite o site do GeneXus Platform Partners Program ou entre em contato com platformpartners@genexus.com.

User Control para o GXflow