Novidades para usuários do gerador GeneXus .NET

Uma das novidades que inclui o Upgrade 1 para GeneXus 9.0 próximo a ser liberado é a possibilidade de gerar e ler planilhas Excel na Web sem precisar instalar Office no servidor.

Com esta nova forma de gerar e ler planilhas Excel são utilizadas implementações de terceiros para gerar e ler planilhas Excel na Web, ou seja Jakarta POI ou ExcelLite, dependendo dos requisitos de cada instalação.

O uso de qualquer destas novas implementações para a geração e leituras de planilhas Excel se realiza da mesma forma que o tipo de dados ExcelDocument, pelo qual permite usar todas as propriedades e métodos deste tipo de dado. Uma vez mais o desenvolvedor GeneXus consegue funcionalidades novas sem precisar aprender conceitos novos.

Além disso, a decisão de usar Jakarta POI ou ExcelLite se realiza de forma dinâmica através da GxExcelI.dll.

A implementação com Jakarta POI não tem custo, porque as dlls podem ser baixadas gratuitamente. Quanto ao ExcelLite, se bem requer do uso de uma dll com custo, é possível usar uma versão gratuita.

Estas novas implementações também podem ser usadas em ambiente win. No caso de aplicações web só deve ser levado em conta que o usuário que executa o objeto web tenha autorizações de escritura no diretório que se seleciona para guardar a planilha.

Além disso, uma vez gerada a planilha se pode fazer um link para a mesma, para que o usuário final possa abri-la ou inclusive salvar uma cópia em sua máquina local.

Na próxima edição das Notícias GeneXus, com Upgrade 1 de GeneXus 9.0 já liberado, daremos uma apresentação geral das novidades que incluem, como também continuaremos entrando em detalhe sobre algumas das principais funcionalidades.

www.gxtechnical.com/net

Upgrade 1 de GeneXus 9.0