qq 288

Novo controle Pivot Table para o objeto Query

O User Control Query Viewer conta com um novo controle Pivot Table, está disponível a partir da Beta 2 da GeneXus X Evolution 1, bem como também o estará para o Upgrade 4 da GeneXus X. Veja seus usos e vantagens.
O Objeto Query permite definir consultas à base de dados em termos de atributos. Indicando quais são os dados necessários e quais filtros se deseja aplicar, o GeneXus se encarregará de resolver como irá navegar a base de dados para conseguir a informação desejada.

A partir de agora, o Objeto Query apresenta um novo User Control chamado Query Viewer que permite pôr uma consulta previamente definida num WebPanel para sua visualização. Basta com escolher o Query Viewer da lista de User Controls e soltá-lo no lugar do WebPanel escolhido.

A atribuição da consulta a mostrar pode ser feita em tempo de desenho (mediante o diálogo de propriedades do controle) ou em tempo de execução (mediante código GeneXus).

Com o Objeto Query, esperamos fornecer ao desenvolvedor GeneXus uma maneira intuitiva e simples de programar as consultas de sua aplicação.

Características da definição da consulta em 4 itens:

1. Quais os atributos que vou retornar, indicando, além disso, com quais agregações.
2. Quais os filtros que vou aplicar (operadores de comparação, lista de valores, subconsulta).
3. Se a consulta tiver parâmetros, quais são esses parâmetros e de que tipo.
4. Qual a ordem em que se exibe o resultado.
Além disso, existe uma aba chamada “SQL Statement” que permite visualizar a sentença SQL associada à consulta.
E por último, uma aba "Preview” na qual podemos indicar como queremos que seja visto uma vez que a consulta estiver em tela. As saídas possíveis são: Tabela, Tabela dinâmica (Pivot Table) e Gráfico. Para isso, está se utilizando um novo controle com tecnologia Flash que oferece uma experiência de uso bem mais rica.
Agora suportam-se todos os DBMSs com os que o GeneXus trabalha e podemos usar o objeto Query em nossas aplicações C# e Java (antes só C#). Além disso, suportam-se os browsers mais populares.

User Control para o GXflow
Preview # 7 do GeneXus X Upgrade 4