VII México 90

O dia depois do VII Encontro GeneXus México

O evento regional aconteceu com grande dose de entusiasmo e sinergia, enriquecendo a Comunidade. Assim o evidencia a crônica de Carlos Zaldivar, membro da Comunidade GeneXus no México.
O evento não foi realizado em 2009. A contingência da epidemia que provocou a alteração das agendas impossibilitou o evento tão esperado esse ano. Finalmente, o evento se concretizou no dia de ontem: março 17.

No recinto hoteleiro de Campos Elíseos, Nikko, foi realizado pela sétima vez o Encontro para a Comunidade GeneXus, denominado “VII Encontro México, Centro América e Caribe”.

Mais de 1.200 participantes registrados no website do encontro, muitas expectativas sobre o programa e a versão Evolution 1 de GeneXus X.

A parte subjetiva do Encontro foi a “Magia” do mesmo, minhas expectativas que foram superadas e o número de participantes.
Pela manhã, durante uma sessão no Facebook, discutimos sobre o número de participantes que percorreríamos todo o encontro: 400 pessoas. Afortunadamente não foi assim.

Foram as apresentações de Nicolás e de Gustavo, que dinamicamente nos falaram da Evolution 1, ou a própria “Magia” do evento desde seu início que nos manteve alertas durante todo o evento.
Vivemos (ou melhor, sobrevivemos) com a atual geração dos jovens: O CONECTADO.

É verdade, hoje em dia – “se o computador não tem Internet, não serve… não é computador” – também – “se a televisão não é a cabo, não serve… não é televisão” – e poderia continuar fazendo um sem-fim de comentários tecnológicos. É a geração ONLINE.
Também, atrevo-me a afirmar: - “se uma escola não tem centro de computadores para os alunos… não é escola”.
Seria um dia longo e possivelmente “cansativo”, mas depois do almoço, chegou a magia de Víctor Castañeda que nos contagiou de sua “magia” e bom humor, conseguindo que ficássemos sempre atentos, bem dispostos e animados para o encerramento… e ainda mais: para aprofundar no GeneXus X Evolution 1.

Coloquialmente escrevendo: A Artech “fez uma festa de arromba”; expressão que talvez não seja conhecida de todos, mas com certeza todos entendem perfeitamente.

E para dar minha opinião objetiva, aqui vão meus comentários e perspectiva sobre o encontro.

Provavelmente não sigam sua ordem cronológica, e não acredito que isto seja importante, mas aqui estão:

O registro. Ah, o registro! Quando cheguei, minha surpresa foi que, pela primeira vez, tinha uma longa fila pela frente, e, além disso, quando fui pegar meu crachá, me mandaram fazer uma outra fila! Ups.
Para a Artech era de se esperar, acredito que não imaginavam tantas pessoas… e suponho, também, que o sisteminha de registro não foi feito com a Evolution 1.

Tive oportunidade de cumprimentar vários conhecidos, alguns amigos e dois ou três estudantes que não via há tempo. A sinergia começava a se sentir nos salões Constelaciones.

Um dado curioso, mas muito mesmo… foi que tudo funcionou “by the clock”, ou muito próximo a 100% com os tempos programados. Foram respeitados e a ordem irradiou em toda a comunidade.

A nova disposição de contar com uma sala enorme para conferências, Show Room e uma sala pequena para as oficinas foi fundamental.
Às 09h15 em ponto, já estava Gustavo Carriquiry com o “Overview de GeneXus X Evolution 1”. Caramba! Que boa apresentação. Nos lembrou da geração atual, a geração CONECTADA, comparando-a com as nossas gerações. Interessante ponto sobre a conectividade, principalmente nas redes sociais. Existirá alguém que não esteja “conectado ao mundo real”? Espero que não.
Hoje em dia todos “texteamos”, “mensageamos”, “feisbuqueamos”, “twitteamos”, “blogamos” e amos, amos, amos…
E, obviamente, também GeneXeamos! (Já existirá o verbo?)
Não pude assistir aos Workshops, então deixo a cargo de outro participante o relato dessa experiência.

Sobre o GXserver e GXtest
O melhor do melhor foram essas 2 tecnologias de vanguarda: GXserver e GXtest.
Não entrarei em detalhes sobre estas maravilhas; mas, vocês imaginam não ter que esperar a que outro finalize sua atualização ou envie seu objeto? Ou ainda, enviar e/ou receber objetos de um usuário a outro, por via remota?

A solução é simples: GXserver. E para saber mais: www.genexusserver.com

Se você deseja “testar” (verbo mais abrangente que provar) quase ao mesmo tempo de produzir uma aplicação, então a solução é GXtest. Entre em www.abstracta.com.uy

Um dos slides apresentados, interessantíssimo, foi o que mostrou algumas habilidades mínimas que deve conhecer um desenvolvedor, entre as quais se destacam: Silverlight, xml, java e php. Mas por cima delas, há 2 que são mais importantes:
- Soft Skills, e
- Domain Knowledge. Este é importante. É o domínio do conhecimento, a base dos problemas e funcionamento da organização.
O conhecimento é a essência, o núcleo de GeneXus… é sua filosofia.

Também recomendo visitar e navegar por http://public.genexusserver.com
Acharão várias KB’s de muito interesse.

Casos de sucesso
Continuamos com 4 Casos reais bem sucedidos:
- Canon: Explicando seu sistema JIKKEI e suas características.
-Condusef Expressando suas primeiras palavras com GeneXus. Um sistema pequeno funcionando à perfeição que, uma vez dominado o ambiente e a descrição em GeneXus, realizará mais 3 aplicações.
-Grupo Salinas: Descrevendo seu grande projeto que focaliza as quatro empresas do grupo. Este sistema controla todos os “ativos fixos”.
-E finalmente: SEMARNAT, a empresa que leva as “palmas de ouro” pelo seu sistema de âmbito nacional denominado SNGF (Sistema Nacional de Gestão Florestal).
É uma aplicação robusta e de fácil interface para controlar todo o território da República Mexicana, onde também interagem vários UC (user controls) como mapas, gráficos, estatísticas, tempo, etc.
Obviamente SEMARNAT levou o merecido reconhecimento por parte da Artech. Parabéns!

GXportal
GXportal 5.0 foi demonstrado por Jesús A. Rodríguez. Através de uma breve apresentação, nos mostrou as novas bondades da aplicação.
A vida tão fácil como um “Drag & Drop” para ter um website em apenas 5 minutos. Para saber mais, simplesmente navegue em www.gxportal.com

Realmente, o GXportal é muito diferente do Microsoft Sharepoint Services, e é que por aí alguém os comparou.

Keynotes
Justamente antes do almoço, como para decolar com mais ânimo, chegou Nicolás Jodal com uma brilhante apresentação sobre as T.I.’s: Um keynote tão simples como falar de “OPORMEAÇAS 2010”.
As oportunidades e ameaças durante a crise e o que nos depara este ano 2010 em T.I.
Os fanáticos da F1 ficamos imersos desde o início de sua apresentação, pois retomou a experiência da escuderia Brawn na F1. A Honda com sua escuderia a ponto de falir e a venda a Ross Brawn por apenas uma libra. O resultado? www.f1.com
E Nicolás conclui com uma frase de Ichat Adizes (um desses gurus do Management):
As crises são oportunidades para os fortes e ameaças para os fracos”.
Que ponto tão acertado!

Prêmios
Fomos almoçar, e no retorno: “terceiro chamado” para o sorteio. Foram sorteados cursos, certificações e alguns produtos levados pela I.B.M. e a H.P. entre outros. O prêmio maior, a viagem para o XX Encontro em Montevidéu, Uruguai, em setembro deste ano, foi reservado para o final das conferências.

Mais conferências

Foi o turno da Artech USA, que consolidou com sua apresentação os benefícios, bondades, características e “requisitos” para migrar aplicações de outras plataformas e sistemas a GeneXus X Evolution 1.

Salientar na Evolution 1, a “completitude” e o aumento de produtividade na organização, foram primordiais.
E depois? Simplesmente uma conversa muito dinâmica que Anibal Gonda e Rodrigo Alvarez compartilharam conosco: Fast & Furious? Não! Mais carros de F1? Também não. Foi “Rápido e Produtivo”. Um ótimo slogan para complementar o “NOW, it’s time to act”.

Foi um bate-papo entre centos de pessoas, assim o percebi. Senti-me parte desse bate-papo quando Anibal e Rodrigo relataram anedotas pessoais, aprofundaram na adoção de novas tecnologias e, sobre tudo, como conseguir tudo isso potenciando os recursos com GeneXus X Evolution 1.
Um bate-papo “pessoal” exteriorizando as atuais tecnologias através de um slide; e quero insistir em que hoje estamos vivendo o boom das T.I.’s com as redes sociais dentro da Web 2.0.
Nessa gráfica aparecia o ano 2020 com o texto: “Web 4.0”. O que? Fiquei boquiaberto, e como diria nosso amigo Castañeda: fiquei de queixo caído, os olhos bem abertos e as sobrancelhas levantadas.
Onde terá nos levado a tecnologia nesse ano? Como estaremos vivendo e em que condições de rotina tecnológica? E ainda agora, enquanto escrevo estas linhas, continuo surpreendido.
Também falaram sobre seu projeto de futebol no Uruguai: dê uma olhada em www.tenfieldigital.com  e curta um bom website de futebol.
Já quase no final, ficamos mais empolgados com a revelação do “Imagic Group”, representado pelo talento e carisma de Víctor Castañeda, mago e mestre da comunicação, que nos proporcionou momentos muito agradáveis. Concentrado na sua magia e sua apresentação, mas sem perder de vista em nenhum momento o objetivo principal: A magia de GeneXus X Evolution 1:
O ponto medular da palestra de Víctor se centrou nos 4 pontos filosóficos que qualquer pessoa e/ou organização deveria ter em mente para o sucesso:

- Pensar
- Criar
- Sonhar
- Atrever-se

Quantas vezes sonhamos com algum projeto ambicioso e quantas o levamos à prática? Quantas vezes tivemos o nosso sonho bloqueado? Pensamos e nunca agimos? Pensamos, criamos e não sonhamos em fazer realidade esses sonhos? Ou talvez: pensamos, criamos, sonhamos, planejamos e nos atrevemos a colocar em prática esses sonhos. Fazemos os sonhos realidade.
Sempre… sempre é preciso inovar, ser propositivos, pensar, criar e procurar as oportunidades. Não esperar que as coisas “aconteçam”; devemos “provocar” para que as coisas “aconteçam” tal como desejamos.
Porque só há uma maneira de fazer as coisas, e esta é: FAZENDO-AS.
Simples e fácil. As organizações devem: pensar, criar, planejar, projetar e se atrever a fazer os sonhos realidade. Na vida acadêmica ocorre igual com os colégios e universidades: devem planejar e re-planejar cada ciclo escolar como se cada um fosse totalmente novo, inovar em tecnologia, em planos de estudo, em ferramentas, em tudo…

Keynote de Breogán Gonda
E chegou mais um guru da informática, Breogán Gonda.
Sério, muito certeiro, seguro de si. Desta vez sem slides, simplesmente com algumas anotações sobre a mesa.
A essência de GeneXus é a Base do Conhecimento. GeneXus X Evolution 2 será mais poderoso. Sua visão para as TI’s reafirma e concretiza, em breves minutos, o que seus colegas nos explicaram durante o dia todo.
Já passaram 20 anos desde o primeiro encontro de GeneXus no Uruguai, já passaram 10 versões de GeneXus, mais de 10 anos desde que conheci GeneXus, que mudou minha mente analítica para uma mente mais descritiva, já passaram 7 Encontros no México… e passarão muitos, mas muitos mais ainda.

Também foi o primeiro encontro em que se insistiu na atividade docente e acadêmica com GeneXus. Participaram o Instituto Tecnológico de Tlalnepantla, Conalep e UPIICSA, entre outras organizações acadêmicas.
Até o VIII Encontro GeneXus México!

* Leia o post original no blog de Carlos Zaldivar