O mais difícil de integrar são as pessoas não os produtos

MSB Argentina se expande a novos mercados, al mesmo tempo que seu produto MAP cresce integrando a GXQuery, GXPortal, GXplorer e a ferramenta de Balance Scorecard GBGL.

MSB Argentina está se expandindo na América Latina, onde entrou em novos mercados através das filiais de seus clientes na Argentina e acaba de realizar um acordo de distribuição para a distribuição de MAP - produto de recursos humanos, nômina e administração do tempo desenvolvido com GeneXus - em México.

Além disso, a empresa anunciou que a versão 7 de MAP acrescenta novas funcionalidades, integra novos produtos e substitui a Impromptu (Cognos) por GeneXus Query. A próxima versão MAP é full Web, inclui GXPortal, GeneXus Query, GXplorer, e a versão base do tablero de controle GBGL da empresa Celta Consulting, também desenvolvido com GeneXus .

O que se segue é uma entrevista com Jorge Arancibia, diretor de MSB Argentina.

Como se está dando o crescimento de MSB Argentina?

Crescemos muito em produto e em oportunidades, agora estamos manuseando chances de negócios em dois ou três países da América Latina fora da Argentina. Em princípio, nos levaram pela mão companhias que estão na Argentina. Agora estamos definindo a estratégia para ter presença e uma atitude pró-ativa nesses mercados. Por exemplo, estamos concretizando um acordo com Digital Touch para a distribuição de MAP no México.

Desde fins de 2002, começamos a acessar a projetos em filiais de nossos clientes em outros países da América Latina. Temos a Cosméticos Avon como cliente na Argentina há 10 anos, e em 2003 pusemos em funcionamento a Avon Uruguai, Avon Chile, Avon Peru e a Avon Bolívia. Já tínhamos como cliente a Colgate Palmolive na Argentina e no ano passado incorporamos a Colgate Palmolive Chile e está em processo de colocação em marcha Colgate Palmolive Uruguai. Estas instalações têm uma particularidade e é que a base de dados está um país, que dizer, se trata de uma só instalação MAP:

Só uma instalação de MAP para filiais em diferentes países?

Sim, e uma só base de dados que, no caso da Avon, tem quatro conjunto de usuários. Um por cada país. Cada país tem sua administração particular e "vê" uma MAP diferente, mas a personalização é por parâmetros. Isto faz com que cada país tenha sua solução e cada uma seja independente em quanto a processos, dados, mas se querem consolidar recursos humanos podem vê-lo em um só lugar, e na mesma máquina, não têm que juntar nada porque já está tudo junto.
Isto é possível pela forma em que desenvolvemos o produto. O que fazemos é gerar as ferramentas para resolver o problema parametrizando, a solução nunca é código. Desta forma solucionamos o problema de uma só vez, se fosse código teríamos que adaptá-lo tantas vezes quanto mudasse o problema.

Que novidades incluirão na versão 7 de MAP?

A versão Java de MAP foi liberada a meados de 2003, e em dezembro anunciamos MAP 7 cuja cara visível, sua porta de entrega, é GXPortal, e inclui GeneXus Query em lugar do produto Impromptu de Cognos.

Por sua vez nós tínhamos desenvolvido com Powerplay um módulo ao que chamamos PowerMAP OLAP para analisar informação de dimensões e medidas de evolução da informação dentro das bases de dados de MAP referidas a dotação, nômina, RRHH e isso estava feito com PowerPlay. No entanto cancelamos esse projeto e estamos fazendo os primeiros modelos e protótipos para replicá-lo usando GXPlorer.

Ou seja, o que estamos fazendo é integrar GXQuery, GXPortal e GXplorer a MAP. E o anúncio de MAP 7 com Webpanels, foi feito na reunião de usuários que se realizou em dezembro de 2003. o que mostramos foi a MAP 7 com todas as ferramentas de ARTech unificadas, integradas, falando uma mesma linguagem. Geramos a versão Java de MAP que termina mostrando-se em um produto desenvolvido com GeneXus, que tem integrado replicação de ARTech.

E é transparente a integração dos diferentes produtos e desenvolvimentos GeneXus através de GXPortal?

Sim. O mais difícil de integrar são as pessoas, não são os produtos, pelas características de GXPortal, e obter resultados com GXPortal é rápido. Se se quer este exemplo vai vê-lo replicado n vezes por todos os que usam GXPortal.

No entanto um passo a mais foi dado quando decido que, além disso, tomamos como reportador GXQuery e tiramos o outro. Temos desenvolvido um módulo PowerMAP, com PowerPlay e o deixamos, para adotar GXPlores. Então quando mostramos MAP 7, mostramos o OLAP de GXplorer, ou o tablero de controle e o mostramos como algo integrado e de alguma maneira quem compra MAP a partir da versão 7, recebe GXPortal.

Começa a haver uma integração de diferentes produtos, cada um dos quais têm sua própria política.

Por que decidiram substituir Impromptu (Cognos) por GeneXus Query?

Quando começamos a usar GeneXus e geramos nossa primeira versão para PC, integramos como gerador de relatórios Impromptu, um dos produtos de Cognos. Começaram a gerarem-se trabalhos com Impromptu y no final armamos uma área de Business Intelligence usando produtos de Cognos. Fizemos projetos de BI? Que nada tem a ver com MAP - no Banco de Galícia, laboratórios Abbot, Rasic e na Goodyear y em Cosméticos Avon, e convivemos com esse negócio até princípios de 2003 quando deixamos de ser partners de Cognos.

A partir de 2001 os produtos de Cognos se deixaram de vender por um tema de custos.

Impromptu é uma ferramenta excelente, mas a grande maioria dos usuários de MAP o que terminar fazendo é extrair com Impromptu e passar os dados a Excel.

A relação custo-benefício GeneXus Query é melhor na hora de escalar; está naturalmente mais integrado com MAP, e além da adoção de GeneXus Query tem a ver com a estratégia de MSB Argentina. Nós já tínhamos começado a aproximar-nos mais da ARTech e a solicitar mais apoio para nossos projetos, coisa que fomos recebendo, então decidimos ir a GeneXus Query e deixar de usar Impromptu, entendemos que como solução era melhor, e era negócio em todo sentido.

Encontro anual de usuários de MAP na Argentina
"O que não se pode medir, não se pode controlar"
GXPortal: Reproduzir arquivos multimídia ao abrir uma página
GXportal 4.0