XX encuentro GeneXus 90

O pulso de hoje

"Neste mundo complexo temos de aprender a colaborar, e as formas de colaboração são bem mais sofisticadas do que estamos acostumados", disse Nicolás Jodal, no último dia do XX Encontro GeneXus. Jodal lembrou datas emblemáticas para entender o atual panorama tecnológico, e descreveu Twitter como o pulso do mundo.
Nicolás Jodal começou sua palestra explicando que decidiu titulá-la "Setembro de 2010", porque não podia assegurar que o conteúdo da mesma tivesse atualidade ou sentido nos próximos meses e anos.

Depois lançou uma pergunta bem fácil de se responder: "O que vocês estavam fazendo na manhã do dia 11 de setembro de 2001? Com certeza que todos vocês se lembram exatamente do que estavam fazendo; sem dúvida, foi um assunto dramático e que mudou o mundo".

Mas, depois perguntou: "O que vocês estavam fazendo na tarde de 23 de outubro de 2001? Duvido que alguém se lembre, exceto se for a data do seu aniversário. O que aconteceu naquele dia tem um impacto enorme em nossa vida de hoje. Não lembramos porque o que aconteceu não foi um fato de características políticas, que normalmente têm um manto de dramatismo”, assinalou.

"O que aconteceu em 23 de outubro de 2001 foi um fato de natureza tecnológica e o que teve foi um manto de ceticismo. Naquele dia foi o lançamento do Apple iPod, lançado por uma companhia quase falida, que estava sob a responsabilidade de um presidente chamado Steve Jobs que tinha o título de presidente interino. E nesse dia, o cara lançou aquele aparelhinho que tinha duas características: a primeira é que tinha uma rodinha, era basicamente um MP3 player com uma pequena roda, uma coisa divertida mas ninguém vai fazer uma revolução com uma rodinha! E a outra é que valia 400 dólares. O cara estava aparecendo com um produto que custava o dobro de outros MP3 players", contou.

Depois mostrou a evolução das vendas: três meses após o lançamento ele tinha vendido 125 mil unidades, e depois as cifras foram caindo nos seguintes trimestres, até o segundo trimestre do ano 2003, em que são vendidas 304 mil unidades. "O que aconteceu? Em 28 abril 2003 lançou-se o produto que fez a diferença com o iPod: o iTunes Music Store, e começou a venda da música por um dólar", assinalou Jodal.

A partir daí as cifras de vendas dispararam exponencialmente até chegar a mais de quatro milhões e meio de vendas no último trimestre.

"O que quero dizer é que a forma em que evolui a tecnologia nos ensina muito, ela evolui em camadas, ou seja, um invento ajuda outro, e por aí vai", apontou.

"Ter um dispositivo altamente especializado conectado a uma base de dados central é um fator de sucesso enorme que somente se explica pela união de ambas as coisas e não apenas por uma isoladamente", destacou.

Mais adiante na sua palestra, Jodal assinalou outro marco: dia 15 de julho de 2006. Ao perguntar o que aconteceu naquele dia, algumas pessoas na platéia gritaram "Twitter!", e Jodal explicou que "eles não disseram porque lembravam, mas porque antes de começar a palestra publiquei no meu Twitter que quando eu falasse de julho de 2006 dissessem 'Twitter'", contou.

Sobre esta rede social, ele disse que "cada qual usa como quer, uma forma é para a comunicar, como fiz agora na audiência, mas também há outras formas; eu em particular uso para, cada vez que leio algo interessante, compartilhá-lo".

"Twitter, quanto mais popular, é o pulso do mundo. Então se alguém faz uma ideia do que está acontecendo no mundo, de alguma maneira pode predizer os próximos passos", destacou.

Outra data de destaque foi o dia 27 janeiro de 2010, quando Steve Jobs apresentou o iPad. Sobre o uso desta tablet, ele disse que no início reinou o ceticismo sobre a qualidade do produto, mas que depois a história deu razão novamente ao diretor da Apple.

Uma das coisas que destacou da experiência de usar o iPad é que "a gente se acostuma a pagar pelo conteúdo. Eu lia a revista Wired em papel e agora leio no iPad, custa 4 dólares. Mas o que tem interessante é que leio a revista. Na Web a informação é de graça e eu leio uma notícia, mas num iPad estou passando as folhas e tenho uma experiência melhor que com o papel porque vem com vídeos incluídos", contou.

Finalmente, ele chegou ao dia de hoje, 15 de setembro de 2010, e disse que estes tempos trouxeram algumas aprendizagens importantes. O mais destacado é que "inimigos são coisa do passado". "Se temos companhias que têm que experimentar, que não têm modelo de negócios, se o mundo vai se tornando cada vez mais complexo, necessariamente aquela ideia de que uns são amigos e outros inimigos começa a se apagar", e exemplificou com as diferentes alianças que em distintos itens realizam as quatro grandes empresas Google, Microsoft, Adobe e Apple, que "dependendo" da tarefa que levem adiante, serão concorrentes ou aliados.

Além disso, salientou que "não basta com desenvolver um dispositivo tecnológico, ou ter uma base de dados, o que faz a magia é a união das duas coisas, por isso resultou fácil desenvolver o gerador de smart devices".

No final, Jodal informou que nos próximos dias estará trabalhando na GeneXus Evolution I Upgrades e em ter pronta para outubro a beta do GeneXus Evolution II.

Aos assistentes, recomendou comprar um Smartphone ("isso posso dizer hoje, em janeiro de 2011 talvez seja como recomendar ter um PC", esclareceu), que "comprem um tablet à tia avó" e sobretudo que "vendam a mentalidade de dividir o mundo em amigos ou inimigos, o mundo é bem mais sofisticado".

"E comecem a trabalhar em geração para smart devices usando GeneXus. Neste mundo complexo, temos que aprender a colaborar, as formas de colaboração são bastante mais sofisticadas do que estamos acostumados", apontou.

*Originalmente publicado em Montevideo comm
Making ideas happen together :: importantes anúncios para a Comunidade consoante a tecnologia para smart devices