O sistema LibreFarm foi publicado como software livre

Haroldo Stenger publicou no GXOpen o código fonte de LibreFarm, seu sistema de gestão de farmácias desenvolvido com GeneXus, que comercializava desde 1996 como software proprietário.

"O fato de que LibreFarm seja um programa feito com GeneXus, que é uma ferramenta de produtividade, liberado com uma licença que promove a produtividade permitindo que muitos programadores trabalhem nisto, vai dar um grande empurrão a esta KB. Essa é a minha convicção", assegura Stenger. Embora admita que se trate de um projeto a largo prazo, "porque vai levar tempo persuadir as pessoas de que isto faz sentido".

Dentro do mundo empresarial não é comum esta decisão que você tomou. O que você avaliou para dar este passo?
Não é fácil para uma empresa tomar a decisão de licenciar um software proprietário como software livre. Somos uma empresa pequena e medimos os riscos a nossa escala. Sabemos bem que não vai nos acontecer nada por liberar a base de conhecimento (KB), pelo contrário, aumentamos nossas possibilidades porue mais gente vai conhecer o produto. Conseguir captar a atenção já é um valor agregado para nós. Por outro lado, isto atravessa fronteras rapidamente. Tem sido trabalhado em diferentes países, e isto é um choque muito forte porque abre possibilidades de associações com empresas em outros mercados. Com isto aumentamos potencialmente a quantidade de programadores sem investir, porque cada um se auto sustenta e sabe porquê colabora com LibreFarm. Estou assumindo riscos, mas estão administrados. A confiança está na comunidade GeneXus, a qual vai respeitar a licença e que também vai sentir-se entusiasmada porque este é um bom projeto para trabalhar. Inclusive podem surgir outros porgramas baseados em LibreFarm para outro tipo de comércios ou o mesmo programa traduzido a outros idiomas, que deverão ser licenciados como software livre.

Por que você afirma que o software livre promove a produtividade?
O software é copiável por natureza, podem ser feitas mil cópias de um software sem a perda da qualidade. Essa é uma virtude do software que não possuem outros produtos. Como o software pode ser copiado, muitas pessoas podem dedicar seu tempo a estudá-lo e melhorá-lo. Além disso, essas pessoas podem se comunicar. Então o fato de que muitas pessoas possam ter uma cópia de um mesmo programa e o melhorem, é uma grande vantagem que têm os programadores com respeito a outro tipo de profissionais. O software livre respeita essa natureza do software e permite que muitos programadores trabalhem a baixo custo.
A indústria do software pode trabalhar bem baseada em software livre, com um modelo diferente do que tem atualmente. Existem muitíssimas empresas que o estão fazendo.
A engenharia do software tem problemas. Há estatísticas muito conhecidas que dizem que mais de 60% dos projetos de software não chegaram a completar-se nem em tempo, nem em orçamento. O software livre vai impactar na produtividade do desenho de sistemas e já está impactando, por exemplo as bases de dados PostgreSQL ? suportada por GeneXus ? tem um desenho muito impressionante, uma funcionalidade grande e foi possível graças ao software livre. Necessariamente o software livre vai modificar o ritmo no qual se desenvolve até agora. Outra tentativa de melhorar a qualidade com que se desenvolve o software é a tendência conhecida como extreme programming que se aplica ao software proprietário, que propõe que todo código fonte esteja a disposição de todos os programadores da empresa. Os modelos de nogócio vão mudando. Claro que ninguém garante que tenha a vida resolvida. O software livre é uma forma de trabalhar que tem verdades e haverá que explorar como funcionam estas verdades em um mundo comercial. Em um mundo não comercial já se sabe que funcionam muito bem.

Em que muda, desde o ponto de vista do seu negócio, a publicação da KB?
O negócio continua igual: temos clientes de consultoria, clientes de serviço. Um software deste estilo permite oferecer serviços independentemente do fato de que se tenha liberado o código fonte do programa.

Quer dizer que o seu negócio não está centralizado na venda da KB senão nos serviços associados?
As empresas de software vivem fundamentalmente dos serviços que recebem, não vivem tanto das licenças. É algo difícil de demonstrar porque ninguém mostra seus números tão facilmente, mas vivemos dos serviços agregados: das garantias, da atenção telefônica, das visitas, da consultoria, dos cursos. As licenças, uma vez por outra nos dão algum ingresso extra, mas o fundamental está nas mensalidades que recebemos dos clientes pelos serviços de valor agregado.
A crise que existe neste país (Uruguay) tem contribuido também para a diminuição das vendas, mas no que nos concentrávamos fundamentalmente era nos serviços.
Estou convencido de que nós programadores, vivemos melhor com os serviços agregados que prestamos em relação ao software que construimos, de que se temos que andar perseguindo os infratores das licenças proprietárias. O negócio de farmácias é muito dinâmico. As condições para meus clientes estão mudando permanentemente, por exemplo agora vão retomar parte do mercado mutual ? e geram necessidades e me perguntam, pois sou seu programador de confiança. O fato de que o código fonte esteja publicado não muda nada na relação de confiança com meus clientes.

Ou seja, você diz: tenho uma base de clientes instalada com as quais me vinculo por uma relação de confiança e vão continuar recorrendo a mim.
Exato. Essa é a esperança. De fato não acho que isto se modifique em absolutamente nada. Consultei alguns clientes com respeito ao fato e a aceitação foi boa. Um cliente compra uma KB funcionando, mas que necessariamente vai mudar. Se não muda é porque alguma coisa está acontecendo com este negócio e a publicação de KBs dá mais valor ao cliente.
No mundo comercial todas as empresas de software estão em dívida com seus usuários, que sempre têm necessidades maiores das que os programadores podem fornecer. O fato de que tenha o código fonte só na sua empresa ?se bem é um direito que a lei lhe garante- é ruim para o usuário, porque o usuário gostaria que esse programa crescesse e que a sua empresa crescesse também. Se por algum motivo, não oferecemos as mudanças que eles querem, com o licenciamento como software livre estaremos oferecendo mais oportunidades para que outras pessoas possam implementar essas mudanças. O que se gera é uma comunidade de pessoas trabalhando em uma KB, que gravam as mudanças em um centro comum- neste caso o GXOpen- numa versão oficial. O próprio fato de que haja muita gente vendo o códiogo melhora o programa, beneficiando os usuários e também os programadores, que vão adotar essas melhoras na sua base de conhecimento. O cliente pode escolher comprá-lo de mim ou não.

Qual é a quantidade de clientes que têm LibreFarm?
Aproximadamente 100 usuários.

Alguém disse para você: "é uma loucura"?
Sim, mas depois dizem que você é uma pessoa inteligente e que sabe o que tem que fazer. Esta decisão também tem muito a ver com o tempo dedicado em pensar no que é a programação e na atividade que se realiza. Se somos simplesmente programadores que implementam requerimentos, bem, tem seu estilo de vida. Eu gosto da programação muito além disso, eu gosto de chegar a fundo no que se refere a programar.
Nós somos uma empresa pequena e não podemos evitar que o nosso produto seja pirateado. Quanto me custa colocar um advogado para seguir os possíveis infratores? Já nos aconteceu chegarem usuários piratas do nosso software e os recebemos como clientes. Ou seja a natureza copiável do software é útil para mim, se alguém quer usar o meu software livremente e um dia vir e pagar pelos nossos serviços, me convém porque meu custo de venda é menor. Com isto o que fazemos é facilitar a venda, o dia que o cliente queira comprar os serviços agregados vinculados com esse software, será bem-vindo. Pensar que um software vai perder valor pelo fato de que se está copiando é subestimar as empresas de nossos clientes que são muito mais complexas que o software que possam copiar. Necessariamente tem que haver um processo humano de implantação do software nas empresas. O software livre reduz o caminho para que isso suceda.

Projeto GestiónComercialFarmacia publicado em GXOpen http://www.gxopen.com/main/hproject.aspx?257

Ver: TESTEMUNHOS - Um projeto livre dentro da comunidade  GeneXus

Um projeto livre dentro da comunidade GeneXus
ComunidadGX publicada em GXOpen