Oracle: GeneXus é uma tecnologia de avançada e única

?GeneXus é uma tecnologia de avançada, não existe nenhuma tecnologia que seja parecida?, assinalou Christian Castello, Senior Sales Consultant de Oracle para Uruguai e Bolívia.

Qual foi a imagem que levou Oracle do XIII Encontro Internacional GeneXus?
Ficamos muito impressionados pela resposta do p
úblico, em quantidade e em qualidade. Aproximaram-se a nós pessoas da Argentina, do Chile, do Brasil, do México e do Uruguai que usam GeneXus e Oracle, surpreendidas com nossa presença ativa durante o XIII Encontro Internacional GeneXus. Esta terceira participação de Oracle se dá porque entendemos a magnitude e a importância do Encontro, que foi sem dúvida o evento mais importante de tecnologia no Uruguai, desde muito tempo.

O que opina sobre GeneXus?
GeneXus
é uma tecnologia de avançada, não existe nenhuma outra que se pareça a ela. Apresenta um novo paradigma de desenvolvimento, baseado no conhecimento. Além disso propõe uma visão que compartilhamos em Oracle: oferecer independência de plataformas e oferecer inteligê
ncia aos sistemas.
Neste sentido, o gerador Java de GeneXus
é um ponto importantíssimo para aqueles que possam escolher Java 2 Enterprise Edition (J2EE) como sua plataforma e utilizar Oracle 9i Application Server como servidor de J2EE. Isto lhes permite correr suas aplicações GeneXus em plataformas Intel (com Linux ou Winduws), mas també
m em um ambiente Unix.
Por exemplo, o Banco Rep
ública Oriental del Uruguay utiliza uma aplicação desenvolvida com GeneXus, utilizando o gerador Java e Oracle 9i Application Server como contê
iner de J2EE em Alta Disponibilidade conectando-se a uma base de dados Oracle9i.
Ante a polaridade oferecida no mercado de plataformas (Microsoft .NET e J2EE) Oracle opta por J2EE devido a maturidade da solu
ção, a segurança, a portabilidad e a "possibilidade de optar" entre vários fabricantes que oferecem soluçõ
es garantidas de J2EE.

Quais são os planos da Oracle atualmente?
Hoje a Oracle conta com a plataforma 9i na sua
última versão. A plataforma é formada por um servidor de aplicações Oracle9i Application Server (com motor certificado J2EE 1.3 para correr aplicaçõ
es Java) e o servidor de base de dados.
É provável que no fim do ano haja um novo lançamento. Particularmente, estamos trabalhando para melhorar a manipulação de clusteres e oferecer facilidades ao procesamente em rede (Grid Computing), quer dizer, para o consumo de software "on demand"
.

Tamb
ém estamos muito interessados no Linux, que já está sendo utilizado dentro de muitas empresas em aplicações com objetivo crítico. Oracle está oferecendo suporte para RedHat e United Linux, algo único dentro da história de Oracle, que nunca tinha oferecido suporte para sistemas operativos. Além disso, estamos trabalhando em grupos de investigação e desenvolvimento com RedHat e foram realizadas melhorias ao kernel do Linux e, tornaram-se públicas estas melhoras -> comunidade "open source" para que as possam adotar outras distribuições.
Existem v
ários sistemas internos de Oracle (correio eletrônico e entornos de demo, por exemplo) correndo em Linux. A globalização e a consolidação de servidores e aplicaçõ
es diminuiu os custos de IT em um 80% dentro de Oracle.

E em relação -> comunidade GeneXus?
Estamos orgulhosos de contar com uma grande base de clientes, instalada em comum entre GeneXus e Oracle, e
é por isso que estamos trabalhando com mais força que nunca com ARTech para melhorar a integração de ambas plataformas e ter a solução mais atrativa para a comunidade GeneXus, desde o ponto de vista té
cnico e comercial.
A comunidade GeneXus pensa em t
êrmos de redução de custos, compatibilidade, escalabilidade e este é
um valor comum que compartilham ambas companhias.
Entendemos que hoje existem muitas lojas de software que usam GeneXus que se perguntam como dar o salto tecnol
ógico -> Web. É aí onde entendemos que Oracle é a chave para fornecer uma solução escalável, multiplataforma e segura, que permita-lhes manter seu investimento em tempo e passar -> ú
ltima tecnologia.

A força não está na ARTech senão na comunidade GeneXus