Primeiro projeto do Programa K2B: Gaseba Natural

O Engenheiro Michel Houssemenne, Presidente e Gerente Geral da Gaseba Natural, nos conta porque mudou e escolheu a solução informática GLM Utilities

Alfonso Berriel, Gerente Comercial da GeneXus Consulting, informou que "junto -> GLM S.A., estamos instalando o produto GLM Utilities na empresa Gaseba Natural, e vimos trabalhando em alguns importantes prospectos para este mercado em nível regional".

Michel Houssemenne, Presidente e Gerente Geral da Gaseba Natural, chegou -> filial de Gaz da France no Uruguai em agosto de 2003 e elaborou uma estratégia de mudança com a chegada do gás natural dirigida -> melhora da atenção ao cliente. Parte desta estratégia implicou na mudança de sistemas informáticos e na necessidade de adotar uma solução robusta, ágil, que permitisse mudanças e que se adaptasse ->s necessidades da empresa. Além disso, o presidente da Gaseba Natural foi muito exigente nos prazos: "Doze meses de implementação não me serviam, era necessária uma mudança em menos de seis meses". O Engenheiro Houssemenne optou pela solução que era oferecida pela GeneXus Consulting e pela GLM, que começaram a trabalhar em maio, já implementaram o módulo Administração e Recursos Humanos e estão se preparando para a implementação do módulo comercial.

Por outro lado, o Vice-Presidente da GLM, Marcelo Linari, afirmou que participar do programa K2B constitui uma vantagem competitiva em relação ao resto dos fornecedores de soluções para o setor de serviços públicos, porque podemos potenciar esta sinergia utilizando uma rede de distribuidores que permitam sua comercialização no resto dos países da América Latina no curto prazo e futuramente no resto do mundo". K2B constitui uma associação que permite aos clientes contar com um produto de excelente qualidade, desenvolvido com a última tecnologia e com suporte especializado para sua implementação.

GLM S.A. é uma empresa dedicada ao desenvolvimento de soluções informáticas e conta com Certificação ISSO 9001-2000 para o desenho, desenvolvimento e implementação de software. Atualmente possui mais de 30 clientes no setor de serviços públicos, distribuídos em países como a Argentina, o Uruguai e a Bolívia

A seguir apresentaremos uma entrevista ao Presidente e Gerente Geral da filial de Gaz de France no Uruguai, Engenheiro Michel Houssemenne:

Por que a Gaseba se decidiu a mudar de solução informática?
Cheguei há um ano e em meu diagnóstico de situação da empresa me pareceu importante fazer algumas mudanças, especialmente para acompanhar a chegada do gás natural e também para melhorar os serviços ao cliente. Vi que o sistema informático que tínhamos não estava desenvolvido com uma coerência global e não permitia obter algumas análises, por isso tomei a decisão de mudar de sistema em três campos que me parecem prioritários: o da administração, o de recursos humanos e o comercial. Por isso fiz uma análise do que existe no mercado, comparei e elaborei um projeto informático dentro de um plano estratégico para a empresa.

O que foi avaliado na hora de escolher a solução informática?
No quería algo que nos obligara a hacer las cosas como fue pensado ...Quando fiz a avaliação das diferentes ferramentas que existem no mercado, o que busquei foi uma solução robusta, que já funcionasse em outros lugares, que fosse muito ágil, que permitisse mudanças e adaptações a nossos requerimentos. Não queria algo que nos obrigasse a fazer as coisas como tinham sido pensadas na solução, porque tive experiências pessoais nas quais a ferramenta informática pode orientar a organização e isso era algo que não queria. Por outro lado, o fato de ter uma empresa local, que está perto de nós; também foi um elemento decisivo, porque depender sempre de gente que está fora não é uma vantagem para o país. Quando vi dentro do projeto que havia uma ferramenta uruguaia, com gente que estava aqui, reconhecida no mundo, recomendada pela IBM e vi que o funcionamento me parecia bastante intuitivo e junto a isso, que podia adaptar e modificar a ferramenta, me pareceu interessante, mas tive que convencer os meus acionistas e isso não foi muito simples.

Quais foram os argumentos utilizados para convencer os acionistas?
O argumento foi o da localização e o do preço. Acho que com relação aos aspectos técnicos da solução final, todos oferecem funcionalidades iguais, a única diferença é a maneira de mudar as coisas, porque se quisermos fazer adaptações, se quisermos ser donos da ferramenta e que esta ferramenta seja própria é muito mais simples e fácil com GeneXus que com os outros produtos. Então tomei a decisão e que seja julgado diante dos fatos. Além disso, não me interessa fazer algo que seja só a compra de uma ferramenta: a Gaseba é uma empresa uruguaia, com ferramentas uruguaias e fornecedores uruguaios.

Dentro de poucos meses já vão ter módulos funcionando em produção?
Fui muito exigente com relação aos prazos, porque meu objetivo é sempre o de fazer mudanças da maneira mais rápida possível. Primeiro disse em três meses e em cinco meses temos tudo e isso é uma vantagem. Todos os outros me propuseram prazos próximos aos 12 meses. O primeiro êxito para mim é ter, pelo menos, o que existia antes e acrescentar funcionalidades que não requeiram mudanças importantes em nossos procedimentos internos. O módulo que estamos fazendo agora é o comercial, que é o coração da nossa atividade e o mais visível para os nossos clientes e quero que tudo continue funcionando da maneira mais eficiente possível, desde o primeiro dia de implementação. Para mim o mais importante é que este projeto seja realmente uma "sociedade" (partenaire) com uma empresa uruguaia e que seja uma referência tanto para GeneXus como para Gaseba.

GeneXus Consulting anuncia o Programa K2B
Notícias do programa K2B