pppxtool290

PXTools: Melhorando o Padrão de Padrões

A partir do criativo pedido de um cliente, a PuntoExe aceitou o desafio de mudar o comportamento operacional do Padrão WorkWith. Leia o testemunho por parte do Mario Bustamante.
Mario Bustamante, diretor da Punto Exe.

Boa parte do paradigma do GeneXus como linguagem se baseia na simplicidade que oferece para o manejo das estruturas transacionais e a modelagem do seu tratamento operacional através dos conhecidos “Trabalhar com”.

Já em plataforma Web, este padrão de comportamento adaptou-se eficientemente às novas regras do ambiente, incorporando a facilidade da passagem ao “View” de cada registro diretamente da Grade do “WorkWith” atendendo à necessidade de minimizar as opções de navegação no Explorador.

Em troca, manteve-se entre nós a prática de fazer a manutenção dos registros da Grade no Form da Transação. E isso pode ser necessário quando a Transação é complexa, mas não está em linha com o padrão na nova plataforma e sua operação é muito pouco eficiente em se tratando do ABM de muitos registros ao mesmo tempo.

Um novo comportamento para o Padrão WorkWith

No último Encontro GeneXus, alguém já tinha colocado o assunto e finalmente um importante novo cliente assumiu a responsabilidade e formulou o requerimento. O desenvolvimento devia propor uma nova mudança no comportamento do tradicional Padrão WorkWith para resolver o problema assinalado.

Tratava-se de buscar o modo em que o ABM dos registros pudesse ser feito diretamente da Grade, sem ter que passar ao Form da Transação, para o qual era necessário trabalhar com o conceito de Business Component e atualizá-la em um processo Batch.
No entanto, logo apareceram inconvenientes que tivemos que resolver, pois ao passar para o modo Edição a própria Grade, era necessário contemplar o tratamento de alguns atributos particulares, quando estes são:

• Chave
• Chave Auto Numerada
• Fórmula
• Inferido
• Redundante

Também era necessário implementar a amostra dos erros da entrada de dados, o suporte dos Controles de Edição na grade e no caso de Controles Dinâmicos, contemplar a pré-carga dos valores dependendo de outros elementos da grade, etc., etc., etc.

O resultado obtido nos animou muito, pois acreditamos ter feito uma nova contribuição no coração mesmo do Padrão de Padrões. Esperamos que depois de assistir ao seguinte vídeo -com a Demo a cargo de seu criador- o Engenheiro Juan Marcelo Bustamante, toda a comunidade GeneXus concorde.

Vídeo: Patterns completamente integrados ao GeneXus
How to: Transformar os templates de patterns no DLL e levá-los ao cliente
How to: Meu primeiro pattern
Heurys Pattern: Heurys lança seu conjunto de Ferramentas