ev 2

Smart Devices Generator para Android, BlackBerry, iOS :: Por Gastón Milano, arquiteto do GeneXus

“Cada jogador precisa de duas componentes chaves para ter sucesso: excelentes dispositivos e excelentes aplicações; criar essas aplicações é nossa tarefa”, diz Milano. Veja por que e como contribuem para isso as novas tecnologias GeneXus na era Smart Devices.

A revolução dos Smart Devices já é uma realidade e as grandes empresas querem estar bem posicionadas neste novo mundo.

Apple, Google, RIM e o novo sistema operacional Windows Phone 7 parecem ser os principais jogadores (Nokia está tentando manter o lugar que ocupava na era dos telefones de gama baixa e média, ou feature phones, mas é bastante complicado).
Cada jogador precisa de duas componentes chaves para ter sucesso:

• Excelentes dispositivos
  • Excelentes aplicações
Criar aplicações excelentes é nossa tarefa, a tarefa dos desenvolvedores.

Desafios de desenvolvimentos para Smart Devices

O desenvolvimento de uma boa aplicação para ler RSS em iOS, Android ou BlackBerry poderia automatizar-se com um Wizard, mas o desenvolvimento de um complemento de Smart Device para sua Aplicação de Negócios é outro desafio.

Acredito que este desafio é impossível de se alcançar por um custo razoável com os métodos tradicionais de desenvolvimento de software.

Hoje em dia, a criação de uma aplicação de negócios envolve no mínimo o seguinte:
-Criar a camada de dados e de negócios
(Universalidade significa múltiplos navegadores, múltiplos dispositivos)
-Expor alguns casos de uso para vários papéis empresariais utilizando aplicações nativas.

A arquitetura para criar só isto já é um desafio. Depois de desenvolver a Aplicação Web utilizando PHP, por exemplo, precisa criar uma API Full Web para consumir por clientes nativos, precisa de um mecanismo de autenticação padrão e um modelo de segurança. Além disso, deve criar vários clientes nativos levando em conta as regras e estilos para cada dispositivo.

Na Artech trabalhamos em um novo gerador para este novo mundo. O objetivo deste gerador é permitir a criação de Aplicações de Negócios e seus complementos para Smart Devices a baixo custo.

Acreditamos firmemente que as ideias são independentes das plataformas e por isso utilizamos um enfoque Model Driven para criar aplicações para Smart Devices.

Que tipo de aplicações? Aplicações de produtividade:
As aplicações de produtividade apresentam muitos desafios nos quais nos enfocaremos durante o processo de desenvolvimento do gerador. Atualmente estamos liberando os primeiros bits da GeneXus X Evolution 2, que inclui este novo gerador.
Espero que possam começar a desfrutar do desenvolvimento de aplicações com o Smart Devices Generator e divulgar suas ideias nesta nova revolução.

Making ideas happen together :: importantes anúncios para a Comunidade consoante a tecnologia para smart devices
Foi liberada a GeneXus X Evolution 2 Beta 1!
My first Android application ou, para dizer melhor, começando com o GeneXus Evolution 2 :: Por Gabriel Icasuriaga
A febre do Android: Post de Cristhian Gómez sobre sua experiência na plataforma
“Fiquei impressionado com GeneXus X Evolution 2”: O post de Gabriel Medina sobre o Beta 1
BlackBerry, outra peça-chave do gerador Smart Devices de GeneXus
How to :: Smart Devices
Copa América 2011, benefícios comerciais e controle de finanças pessoais. O que há em comum entre tudo isso?
Ainda não votou no aplicativo para Smart Devices que mais gosta?? #GXChallenge
Release Candidate de GeneXus X Evolution 2!!