GXportal 298

Sua empresa tem página no Facebook? Como se mantém atualizada?

Por Daniel Mariño, GXportal Developer da Artech.
Neste artigo vou lhe contar como fazer para replicar os conteúdos que publicamos em nosso site web à página de nossa empresa no Facebook.
Facebook, uma das maiores redes sociais da atualidade, também dá lugar ao marketing e a publicidade. Entre as coisas que é possível fazer, está a possibilidade de criar páginas para empresas, oferecendo um novo canal de comunicação entre sua empresa e os potenciais clientes.

Se você já possui uma página criada no Facebook, tem que mantê-la atualizada para incentivar os usuários a visitá-la, da mesma forma que acontece com seu site web. O problema disto é que enfrentamos o trabalho de fazer uma dupla manutenção. Certamente haverá notícias que deveriam publicar-se em ambos os lugares, por isso seria interessante publicar a nota no site Web e replicá-la de forma automática à página no Facebook.

Como obtemos isso com o GXportal?

Para isto vamos fazer uso da publicação de conteúdos mediante RSS do GXportal e a aplicação "Notes" do Facebook.

O primeiro é definir quais conteúdos de nosso site desejamos replicar ao Facebook. Se já temos um GXportlet de conteúdo que mostra novidades, o primeiro passo seria habilitar a publicação mediante RSS desse GXportlet, senão, podemos criar uma página no GXportal com um GXportlet de conteúdo destinado para tal fim. Se você tiver dúvidas sobre como habilitar a publicação de conteúdos mediante RSS, clique aqui e siga os passos detalhados na seção "Como publicar conteúdos em formato RSS com o GXportal".

Uma vez que tenhamos publicados os conteúdos no GXportal, prove consumi-los com o navegador clicando sobre o botão RSS que se mostra na parte superior do GXportlet. A janela que se abre mostra os conteúdos publicados mediante RSS. Copie a URL dessa janela, vamos utilizá-la mais adiante.

Agora devemos indicar ao Facebook que "consuma" os conteúdos da URL anterior e os publique no muro da página. Para isto siga estes passos:

• Na página do Facebook, ir a "Editar página" e adicionar a aplicação "Nota". Para fazer isto deve ir a "Mais aplicações"->"Procurar mais" e no buscador de aplicações ingressar "Note". Clique sobre a aplicação e a seguir sobre "Adicionar a minha página".
• Volte para a vista da página (tarefa não imediata visto que neste momento Facebook fica em nosso perfil pessoal e não na página da empresa) e volte a ingressar em "Editar página".
• Agora tem a aplicação "Nota" na lista de aplicações. Clique na opção "Editar" da aplicação.
• Na seção "Configuração das notas" clique em "Editar opções de importação".
• Em "URL da Web" ingresse a URL que copiamos mais acima e pressione o botão "Iniciar importação"
• Facebook nos exibe uma vista preliminar dos conteúdos que vão se importar. Clique em "Continuar".

Pronto!!! Agora nossos conteúdos também se mostram no muro de nossa página. A cada duas horas o Facebook verifica se publicou um conteúdo novo em nosso site, e se for assim, publica-o no muro.

É importante que os conteúdos que ingressemos no GXportal tenham um resumo, visto que no muro do Facebook se exibirá o título e o resumo do mesmo. Além disso, fica disponível o link ao nosso site Web para ver a ampliação do conteúdo. O importante disto é que aqui um usuário também pode comentar e compartilhar as notícias que publicamos, e se ele o faz, seus amigos irão ver em seus respectivos muros o comentário que se fez, aumentando a visibilidade de nossa notícia.

Daniel Mariño, GXportal Developer da Artech.

* Publicado no blog de GXportal
Bem-vindos ao Blog do GXportal