Usabilidade: Daltonismo nal Web

Cerca de 10% dos homens sofre de Daltonismo. Como podemos armar nosso site Web para que seja visto por um daltônico? Pela Eng. María José Serres, da equipe de marketing da ARTech.

O que é o daltonismo?

O daltonismo é uma incapacidade para discriminar cores de uma forma normal. É uma doença hereditária vinculada a um gen recessivo ligado ao sexo. É causada pela falta de uma ou mais das substâncias sensíveis -> luz que se encontram na retina.

O daltonismo é provocado por um gen recessivo no cromossomo X. É muito pouco freqüente nas mulheres, no entanto pode aparecer com diferentes intensidades em 10 de cada 100 homens (um 8 a 12% da população masculina mundial padece desta doença).

O tipo mais comum de daltonismo é o vermelho-verde e pode ser; desde muito leve até extremo. A segunda forma mais comum é o azul-amarelo, com um déficit vermelho-verde quase sempre associado com esta forma.
A primeira referência sobre esta condição deve-se ao químico e físico britânico John Dalton (<http://es.geocities.com/fisicas/cientificos/quimicos/dalton.htm>) que em 1794 publicou um artigo descrevendo a cegueira no sentido das cores. Este cientista desenvolveu além disso, a teoria atômica na qual se baseia a ciência física moderna.

A forma mais severa de daltonismo é a acromatopsia ou incapacidade de ver cor alguma, que está geralmente associada com outros problemas com a ambliopia (olho preguiçoso), o nistagmo, a fotossensibilidade e a má visão extrema.
Não existe nenhum método de tratamento conhecido para o daltonismo. No entanto, a visão  da maioria dos daltônicos é normal em todos os outros aspectos.

Por que isso nos importa?
Se não tornamos nossa aplicação apta para daltônicos, estamos tendo uma porcentagem alta de usuários que podem não ver todo o conteúdo desenrolado, todas as ações que lhes mostramos, toda a informação que queremos que acessem, além de verem nossa aplicação de forma diferente da qual originalmente a desenhamos.

Como podemos armar um site para que seja visto por um daltônico?
1. Evitando combinações  de cores: vermelho e verde, amarelo e azul principalmente.
2. Em seguida checando o site com a ferramenta como Vischeck e melhorando as cores e a combinação das mesmas para que os daltônicos as vejam.
3. Usando cores que os daltônicos possam ver. (Na seção de sites interessantes/ tabelas de cores, poderão encontrar alguns sites sobre o assunto).

Ferramentas
Verifique seu site ou imagens para comprovar se um daltônico pode vê-las:
1. http://www.vischeck.com/vischeck/
2. http://colorfilter.wickline.org/

WhatColor
Ferramenta para identificar cores, desenrola o código RGB e o nome da cor.

Eyedropper
Identifica cores em RGB e CMYK

Sites interessantes:
Pediatria r daltonismo
Definição e tipos de daltonismo:
1. http://www.alemana.cl/not/not/not030212.html
2. http://members.shaw.ca/hidden-talents/vision/color/colorblind1.html
Como vêem segundo o tipo de daltonismo

Tabelas de cores:
1. http://www.visibone.com/

2. http://www.websitetips.com/color/
3. http://www.toledo-bend.com/colorblind/colortable.html