Usabilidade: velocidade de descarga

Uma das maiores causas de deserção dos sites Web é a lentidão na descarga de suas páginas. Nesta edição consideraremos os aspectos a serem levados em conta para fazer seu site mais ágil. Por Maria José Serres, da equipe de marketing da ARTech.

Quando um site demora muito em mostrar a informação que contém, nos sentimos frustrados, saímos do site e certamente não voltemos.

Comparemos uma conversa telef
ônica com a descarga das páginas de um site. Se o tempo de resposta para resolver o endereço Web é o número de rings, o tempo de descarga da página corresponde -> conversa realizada. Quando uma página descarga muito lentamente, descarregando um elemento por vez, é como se em uma ligação, o receptor tivesse que deixar em espera ao que o chama, para cada resposta que vai ser dada.

A p
ágina que tem que ser más leve dentro do site é a página inicial, já que em geral é a mais acessada. Se tivermos as estatísticas do servidor do site e soubermos quais são as páginas mais acessadas, então teremos uma lista das páginas que devem ser prioritariamente as mais leves.

A rea
ção do usuário se vincula ao tempo de descarga da seguinte maneira:

Tiempo Reacción del usuario
Menos de 1 segundo A descarga da página lhe parece instantânea.
Menos de 5 segundos A  descarga é imediata, é o que espera encontrar
Hasta 10 segundos Tempo limite aceitável
Mas de 10 segundos Cancela a descarga, vai a outro site

Conhecendo o fato, o que se trata de fazer é que as páginas do site demorem menos de 10 segundos em descarregar a maior quantidade de informação como para que os usuários acessem a suficiente conteúdo e aos links necessários para começar a navegar comodamente no site.
Para aliviar as p
áginas, deve-se começar por medir quanto pesam.

Para isso podem ser utilizadas as seguintes ferramentas que permitem saber quais componentes de cada p
ágina pesam mais que outros e demoram mais em descarregar:
<http://www.webperf.org/breakdown.html>
<http://www.websiteoptimization.com/services/analyze/>

Para aliviar as p
áginas recomendo:
1- Eliminar as imagens que podem ser substitu
ídas por texto (ex.: opções nos menus)
2- Aliviar imagens. Existem v

Conteúdos das opções dos menus
Uso: Cores, Contrastes e sublinhados
Usabilidade: A página de início
Usabilidade: Fale Conosco
Usabilidade: Tipos de links.
Usabilidade: Imagens
Usabilidade: Com ou sem frames?