Web Services: solução simples para um problema complicado.

Montevideo COMM produz Web Services tanto para integrar aplicações entre empresas como para integrar aplicações interface e também consome Web Services para publicar informação no seu Portal

O portal Montevideo COMM inaugurou uma Loja on line, em novembro de 2003, que vende produtos e serviços e oferece várias formas de pagamento, inclusive o pagamento a vista no Uruguai através da cadeia de locais de cobrança Abitab. O cliente que escolhe a opção de pagamento -> vista se dirige a qualquer das agências Abitab. Para obter informações de venda Abitab consulte a Web Service que oferece Montevideo COMM e, uma vez realizado o pagamento, mande a informação para Montevideo COMM, via Web Services e, aí dispara a entrega do produto ou serviço ao cliente.

Com estes Web Services desenvolvidos com GeneXus conecta-se ao sistema de ecommerce de Montevideo COMM, desenvolvido com GeneXus 8.0 usando o gerador C/SQL e GeneXus .NET, com o sistema para pagamentos de Abitab que é um desenvolvimento próprio em Java com Websphere.

"Para comunicar dois sistemas separados se faz um desenvolvimento específico de uma interface: comunicando-se manualmente ou com Web Services", explicou Víctor Villar de Montevideo COMM. Na Web Services tudo está definido, o desenvolvimento é mais rápido e você se concentra na informação a ser transferida e não em como transferi-la", detalhou Villar.

O sistema de ecommerce desenvolvido com GeneXus 8.0 em Montevideo COMM também é utilizado pelas Lojas Tata no Uruguai, com quase 10 mil artigos on line, que se distribuem através das 30 sucursais da empresa distribuídas por todo o país. A diferença de outros sistemas de compra, este sistema manipula os produtos e o estoque por destino. Isto é, verifica se a sucursal mais próxima -> compra tem o produto solicitado em estoque.

Além de usar Web Services para a integração de aplicações entre empresas, Montevideo COMM também escolheu esta solução para integrar sistemas internos. O sistema que manipula os produtos que são vendidos através do portal independentemente do sistema que gestiona a venda de serviços na Loja on line e, a comunicação entre ambos sistemas também são resolvidos usando Web Services.

"Estamos convencidos que Web Services é uma boa solução porque a interface entre aplicações é um mal necessário e já fizemos outro tipo de soluções. É uma solução simples para um problema complicado e funciona. Por outro lado, é possível porque estamos conectados", afirmou Cecilia Poittevin de Montevideo COMM.

Por outro lado, o portal Montevideo COMM publica a informação dos movimentos da Bolsa que consome de um Web Service que oferece Pauliier on line.

GeneXus 8.0 Integração (II)
Web Services em sistema de remessas